- Publicidade -
- Publicidade -
17.8 C
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú tem melhor média de coleta dos recicláveis na sua história

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Faltará água em toda Camboriú nesta quinta-feira

Texto baseado em aviso da concessionária Uma manutenção preventiva na rede de distribuição de água de Camboriú poderá afetar o...

Acordo com promotoria de Balneário Camboriú não garante internação compulsória de moradores de rua

O acordo judicial firmado pela prefeita Juliana Pavan com o Ministério Público, na última segunda-feira, não garante a internação...

Vereadores de Balneário Camboriú votam hoje lei que repete práticas de ditaduras

O chamado “momento cívico” nas escolas brasileiras -e provavelmente a prefeita nem saiba disso- foi implantado pelo ditador Getúlio Vargas, em 1936.  Em 10 de novembro de 1937, Vargas, com o apoio das Forças Armadas, derrubou a Constituição de 1934 e instaurou uma ditadura que eliminou os direitos democráticos no Brasil.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Os indicadores do Programa Municipal de Reciclagem (ReciclaBC) mostram que nos cinco primeiros meses deste ano foi atingida a melhor média da história, com 431 toneladas, o dobro do verificado cinco anos atrás, quando iniciaram os registros.

A coleta do mês de maio, embora ligeiramente inferior ao mesmo período do ano passado, foi a segunda melhor da série histórica, demonstrando que o ReciclaBC está consolidado como política pública apoiada pela população.

“Balneário Camboriú gera resíduos recicláveis de elevado valor e isso atrai catadores até mesmo de outras cidades, que coletam com veículos motorizados, portanto a quantidade total é maior do que a recolhida através do serviço organizado”, comentou a engenheira Ivana Laís da Conceição, analista da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda., responsável pelo ReciclaBC.

O Programa ReciclaBC será impulsionado neste ano com a inauguração do Centro de Valorização de Materiais, a usina de reciclagem que está em fase final de obras, na Canhanduba.

Sobre o ReciclaBC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?

- Continue lendo após o anúncio -

Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?

Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?

Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

- Continue lendo após o anúncio -

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?

Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.  

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?

Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?

- Continue lendo após o anúncio -

Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável.  No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?

Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista a construção de uma Central de Valorização de Materiais, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis. 

Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?

Resposta: na praça da Barra; em Taquaras na Alameda das Acácias esquina com Rua Flamboyan; na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na  Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e, durante o dia, têm um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas comuns (separadas das fluorescentes), pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

Pergunta: como funciona o PEV?

O PEV recebe (linha branca) refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar etc; (linha marrom) monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras etc; (Linha Azul): batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras etc; (Linha Verde): computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares etc; Resíduos de Construção Civil até 0,5m³; Resíduos de poda até 0,5m³; Resíduos recicláveis em geral; Resíduos Volumosos, todos eles em quantidades domiciliares e somente para moradores de Balneário Camboriú

O PEV não recebe pilhas e baterias; pneus; medicamentos vencidos; caixas d’água; ;telhas de fibrocimento; latas e restos de tinta; lâmpadas fluorescentes; embalagens de agrotóxicos ou óleos lubrificantes.

Funcionamento: Av. Santa Catarina, nº 801 – Estados (anexo a Secretaria de Obras), de segunda a sábado das 7h30 às 11h30h e das 13h30 às 16h50.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas