Emasa tenta remediar tratamento de esgoto com argila no tanque de aeração

- Publicidade -
- Publicidade -

“Toque de recolher? Ele não é o comandante da cidade”, diz vereador sobre pesquisa de horário de conveniências

Após a publicação da reportagem do Página 3 sobre a pesquisa realizada pelo 12º Batalhão da Polícia Militar a...

Festa Raízes de Taquaras abre temporada de festas culturais de Balneário Camboriú nesta quinta-feira

A tradicional Festa Raízes de Taquaras começa nesta quinta-feira (4) e dará início à temporada 2026 das festas culturais...

Balneário Saboroso revela menus dos 37 restaurantes participantes da edição 2026

Festival gastronômico aposta em diversidade, com pratos exclusivos por R$ 119,00

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

(Por Renata Rutes e Waldemar Cezar Neto)

A Emasa está realizando estudos para tentar colocar em operação novamente o tanque de aeração da estação de tratamento de esgoto, visando evitar que a cidade tenha mais uma temporada de verão com a praia central poluída.

Esse tanque deveria estar em funcionamento, mas um serviço mal executado de colocação de uma manta de impermeabilização (geomembrana), impede o tratamento do esgoto da forma como deve ser feito.

Originalmente, quando as lagoas de esgoto foram construídas pela Casan, o isolamento dos tanques para evitar a contaminação do lençol freático, era feito através de uma camada de argila.

A Emasa quer mostrar ao Ministério Público e à fiscalização do Instituto do Meio Ambiente que é possível com isolamento por argila até que um novo sistema seja concluído, no prazo de um a dois anos.

- Continue lendo após o anúncio -

É fato concreto que isolar o lençol freático com argila não oferece a segurança ideal, mas os estudos querem demonstrar que ninguém consome água de poço nas redondezas; que o lençol freático flui para o rio Camboriú, que já está poluído e que alguma poluição pontual, gerada temporariamente pelo tanque de aeração, é menos maléfica à sociedade do que a praia central imprópria para banho durante a temporada.

O diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber Rocha, explicou ao Página 3 que o tratamento atual pode resultar numa eficiência de 50% a 30%, por isso ele defende o uso da lagoa, mesmo que precário, porque consegue entregar 70%.

O governo Fabrício de Oliveira, que prometeu durante a campanha eleitoral, um conjunto de “Novas Ideias”, dentre elas águas limpas, fracassou na promessa, pois o tratamento de esgoto é precário e um novo sistema ainda não tem sequer fonte de dinheiro assegurada.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas