O vereador Eduardo Zanatta (PT), de Balneário Camboriú, embarcou nesta terça-feira (11) para Bruxelas, na Bélgica, onde irá participar de eventos da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia.
Ele foi convidado porque possui formação na área de Relações Internacionais, além de atuar em assuntos de internacionalização de políticas públicas para a juventude.
“A cúpula está sendo retomada, o Brasil está voltando a participar. O Brasil retoma o protagonismo, dialogando com países vizinhos e União Europeia. Um dos focos é aprovar o acordo Mercosul-União Europeia. Vou coordenar a delegação de parlamentares nos eventos paralelos à cúpula de chefes de estado, a qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá participar”, conta.
O vereador de Balneário deve falar sobre temas como desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e discutir como acordos entre o Mercosul e UE podem afetar o dia a dia das cidades.
“Eu fui convidado para participar dessa delegação. Nos dias 14 e 15 de julho teremos reuniões com representantes europeus e 16 e 17 reuniões com parlamentares brasileiros e europeus. Teremos ainda um jantar com a delegação brasileira onde o presidente Lula está avaliando se irá participar, mas manifestou interesse”, pontua.
Zanatta disse ainda que pretende levar o que acontece em Balneário Camboriú e região, com destaque para temas como geração de emprego e renda, saúde, transporte coletivo e mobilidade urbana.
“Para manter a qualidade de vida que temos em Balneário, isso passa por discussão internacional, nacional e municipal. Fico feliz em participar desse processo, dessa retomada da importância internacional do Brasil. Lembrando que os custos da viagem estão sendo pagos pelo Instituo CIPÓ, plataforma de pesquisa que promove debates políticos. Volto na próxima semana e minha ausência é justificada porque estou representando a Câmara de Balneário Camboriú”, completa.