- Publicidade -
- Publicidade -
27.4 C
Balneário Camboriú

Rio Grande do Sul deverá ter novo ciclone e emite alerta

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Luciano Huck esteve em Camboriú nesta segunda-feira

O apresentador Luciano Huck esteve em Camboriú, nesta segunda-feira (5), gravando para o programa Domingão com Huck, da Rede...

Idoso foi roubado no Centro de Balneário Camboriú; assista ao vídeo

Na manhã desta quarta-feira (7), um idoso de 77 anos foi atacado por um ladrão que roubou uma corrente...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

(FOLHAPRESS) – Depois dos últimos dias secos, com temperaturas em torno de até 30ºC, o Rio Grande do Sul deverá ter chuva a partir desta terça (25), com potencial para temporais, por causa da formação de um novo ciclone extratropical e a entrada de uma frente fria.

Segundo o Climatempo, o ciclone terá menor intensidade menor na comparação com os últimos três que atingiram o estado e que provocaram mortes –inclusive em São Paulo–, estragos, inundações e deixaram mais de um milhão de pessoas sem energia elétrica.

A meteorologista Josélia Pegorim, da agência, afirma que o ciclone irá se formar nesta terça-feira no Uruguai, ao mesmo tempo que uma frente fria chega ao estado.

Os dois fenômenos meteorológicos já provocam chuva a partir desta terça, principalmente no extremo sul –em 48 horas, a tendência é que chova até 70 mm, ou seja, de 60% a 80% do previsto para o mês nesta região.

“Os efeitos serão muito menores que os ciclones anteriores, pois vai se formar em uma posição completamente diferente da dos outros.”

- Continue lendo após o anúncio -

Os ciclones extratropicais se formam em áreas onde a pressão do ar fica mais baixa que a do entorno. A circulação do vento impulsiona a umidade a níveis mais elevados da atmosfera, gerando nuvens de chuva.

Mesmo com a previsão de menor intensidade, na noite desta segunda-feira (24), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta de chuva forte para esta terça, com descargas elétricas, ventos de até 60 km/h –no último ciclone, há cerca de duas semanas, as rajadas atingiram quase 150 km/h– e queda de granizo no sul e no centro do estado.

O ciclone deve ser afastar para o litoral na quinta (27), levando a chuva. Porém, neste dia, uma nova massa de ar polar deverá atingir o Rio Grande do Sul, provocando queda na temperatura –ela deverá seguir ao menos até sábado (29).

Em Pelotas, a temperatura mínima deverá ser de 5ºC, com possibilidade de geada, diz o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em Bagé, as mínimas devem cair para 4ºC na quinta e na sexta (28), também com chance de gear.

- Continue lendo após o anúncio -

Na capital Porto Alegre, a previsão é de chuvas menos intensas nesta terça e quarta. Na quinta, o sol deve aparecer entre poucas nuvens, e a temperatura pode oscilar entre 10ºC e 16ºC.

Conforme o Inmet, também deve chover durante a semana em Santa Catarina e no sul do Paraná, com volumes que podem chegar a 50 mm.

Em São Paulo, por outro lado, o tempo seco provoca o alerta para a baixa umidade do ar. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento da Prefeitura de São Paulo), ela deve ser inferior a 30% — A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a umidade abaixo de 60% é prejudicial à saúde.

Conforme o CGE, nesta terça e quarta os termômetros devem oscilar entre 14°C e 27°C na cidade de São Paulo, sem previsão de chuva.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas