O violoncelista Rafhael Buratto estará presente em dois eventos da Orquestra de Câmara Andante e da Fundação Cultural de Balneário Camboriú nos próximos dias 6 e 13.
No domingo (6), Buratto ministrará uma Oficina de Violoncelo, no Círculo Argentino e no dia 13, ele será o solista convidado para o Concerto da Orquestra Andante, no Teatro Municipal Bruno Nitz.
Os dois eventos foram propostos pelo multi instrumentista Marcos Pablo Dalmacio e serão patrocinados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú.
Dalmacio explicou que a Oficina tem duas formas de participação: podem participar alunos ativos que tocam o instrumento e alunos ouvintes, musicistas ou não, que tenham interesse em conhecer o violoncelo, ou como um professor de música dá aulas para aqueles que já tocam.
Mais sobre Raphael Buratto
Raphael Buratto é catarinense de Lages, mas radicado em Florianópolis. Graduou-se bacharel em violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe de Maria Alice Brandão e é mestre em interprétation du violoncelle pela Université de Montréal – Canadá, orientado por Johanne Perron.

Raphael Buratto recebeu orientações em festivais e masterclasses de inúmeros professores, entre eles destacam-se os violoncelistas: Fábio Presgrave, Mark Kosover (EUA), Anatoli Krestev (Bulgária), Ina-Esther Joost (Alemanha), Michael Haran (Israel), Pjotr Meshvinski (Rússia), Yuli Turovsky (Rússia-Canada) e Romain Garioud (França).
Foi integrante da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Camerata Florianópolis, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra de Câmara da PUCPR e entre 2004 e 2008 participou regularmente como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), trabalhando com importantes maestros e solistas.
Em 2009 trabalhou como professor substituto de violoncelo e música de câmara na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na cidade de Florianópolis.
Em Montreal, Raphael Buratto teve uma intensa atividade musical, participando de inúmeros grupos de câmera e orquestras. Foi integrante do C4 Quatuor de Violoncelle, Ensemble Arkea e da I Celliste Orchestra, a convite de Velitchka Yotcheva (diretora artística da Société de Musique de Chambre de Montréal).
Além da experiência como chefe de naipe, Raphael Buratto teve a oportunidade de solar com importantes orquestras Catarinenses, dentre elas destacam-se a Camerata Florianópolis, Orquestra de Câmara de Blumenau e a Orquestra Filarmonia SC.
Atualmente, residindo em Florianópolis, Raphael vem exercendo trabalho como músico, professor e produtor musical, contribuindo assim com o cenário cultural da região.
