Ação será lançada nesta terça, 19, para 30 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú
A 3ª edição do Futuros Disruptivos – programa de geração de criativos sociais e bio inovadores, será lançada nesta terça-feira (19), às 14h, na Universidade do Vale do Itajaí, campus Balneário Camboriú.
A iniciativa utiliza a metodologia Design Thinking para despertar o espírito inovador e empreendedor e, mais uma vez, vai beneficiar alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú.
O Programa será aplicado nos próximos três meses para 30 estudantes, de 9 a 11 anos. O conteúdo programático inclui dez módulos e as atividades serão realizadas às terças e quintas-feiras, no turno vespertino.
A coordenadora do Hub Inovação da Univali, Janaina Lorenzi Tomio, disse que o objetivo é desenvolver uma nova forma de olhar para os desafios, propondo soluções inovadoras para problemas do cotidiano.
“Os módulos são ministrados por professores de diversas áreas da Univali e também pelas empresas parceiras. Os temas abordados compreendem educação financeira, empreendedorismo, turismo, sustentabilidade e até temas ligados aos relacionamentos interpessoais, com tópicos pertinentes à empatia e Comunicação Não Violenta – CNV, por exemplo.”, afirma a coordenadora.
Parceria
O projeto é realizado por meio de uma parceria colaborativa que envolve a Univali, Prefeitura de Balneário Camboriú, Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – Acibalc, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Credifoz, Oceanic Aquarium e WTM Internacional.
Projeto premiado

A iniciativa foi destaque no Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc, em 2021.
A idealizadora do projeto, Bianka Cappucci Frisoni, conquistou o primeiro lugar na categoria professor inovador.
Além disso, o Futuros Disruptivos também conquistou a medalha de bronze na categoria Design Social, da 12ª edição do Brasil Design Award (BDA), foi um dos premiados na 2ª edição do Design for a Better World Award e venceu a 3ª edição do Prêmio Regional de Inovação conquistando o primeiro lugar na categoria Produtos e Serviços e o segundo lugar na categoria Inovação Social. A ação também foi destaque como Projeto Inovador de 2022 no 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes.
Como projeto Institucional, vale ressaltar que o Futuros Disruptivos está contemplado na Organização das Nações Unidas – ONU, por estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável – ODSs 4, 11 e 17.