- Publicidade -
- Publicidade -
15.6 C
Balneário Camboriú
11 julho, 2025, 04:10

Fórum Nacional de Nutricionistas trabalhou a construção de políticas públicas para Segurança Alimentar

O encontro aconteceu na Univali (22 e 22/9) com mais de 200 participantes de 18 estados do país

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

GM orientou síndica de prédio onde garota apareceu sentada no parapeito

Um vídeo gravado na tarde desta quarta-feira (9) repercutiu mostrando uma adolescente sentada no parapeito de um prédio com...

Restaurante temático está sendo construído em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está prestes a ganhar mais um restaurante temático, que está em construção na Avenida do Estado, na...

Aniversário de Balneário Camboriú terá festas, show de Jota Quest e até pizza de 61 metros

Entre os dias 4 e 6 de julho, a 36ª Festa dos Pescadores, no Bairro da Barra, com gastronomia e muita cultura, incluindo o tradicional “Arrasto de Camarão”, no sábado (5)
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Durante dois dias, a Univali de Itajaí sediou três importantes eventos da área da Nutrição e do Serviço Social – o I Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social, a I Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUAS e a Conferência Livre Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Assistência Social. 

Os eventos reuniram cerca de 200 profissionais e acadêmicos das áreas de Nutrição, Serviço Social e outras áreas afins e gestores da Assistência Social, de 18 estados do Brasil. 

A Coordenadora Geral de Promoção da Alimentação Saudável do Ministério do Desenvolvimento da Assistência Social, Família e Combate à Fome (DESAU/SESAN/MDS), Gisele Bortolini, foi uma das organizadoras e esteve presente nos dois dias de evento. 

A coordenadora Gisele Bortolini (Foto Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social/Univali)

Ainda como representante do Ministério, esteve presente Kessia Oliveira da Silva, do Departamento de Proteção Social Básica (SNAS/MDS). Representando também o CFN, estava a colaboradora Adele Luiza da Matta, além dos demais integrantes do Coletivo de Nutricionistas do SUAS.

O objetivo do Fórum foi reunir profissionais que atuam no SUAS para debater, levantar as ações de Alimentação e Nutrição que estão sendo desenvolvidas, encaminhar a necessidade de inserir os nutricionistas no Sistema, trocar experiências, aprofundar conhecimentos e reflexões, propor e construir, coletivamente, diretrizes para o fortalecimento da agenda de Alimentação e Nutrição no SUAS.

- Continue lendo após o anúncio -

Construção de políticas públicas

A professora da Univali e nutricionista, Taren Beatriz Ferreira Leite de Oliveira, explica que os eventos, promovidos pelo Coletivo de Nutricionistas no SUAS, foram apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Conselho Federal de Nutricionistas e Univali. 

“Nos eventos foram construídos, coletivamente, instrumentos (manuais, portarias, etc.) na área da alimentação e nutrição, que depois serão implantados em nível nacional, na forma de políticas públicas. Esses eventos são importantes para construção e fortalecimento de políticas públicas que assegurem a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no nosso país”, diz.

Maior adesão ao SISAN

Um dos temas discutidos foi a adesão de todos os municípios ao SISAN, Sistema Nacional de SAN, que foi criado em 2006. 

- Continue lendo após o anúncio -

A professora salienta que o SISAN é um sistema intersetorial, portanto a articulação com múltiplos sistemas é fundamental, como o Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) devem ser pautadas para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada a população que é assistida por esses Sistemas. 

“Para aderir ao sistema o município precisa criar uma lei orgânica municipal de SAN, regulamentar o COMSEA, regulamentar a CAISAN e firmar um termo de compromisso de elaboração de um plano municipal de SAN. Para se ter uma ideia, Santa Catarina possui 295 municípios, no entanto, somente 32 fizeram a adesão ao SISAN.  Ou seja, se não estão aderidos ao SISAN, como fazem para ter ações voltadas a reduzir a insegurança alimentar e nutricional? Balneário e Itajaí fazem parte, mas há municípios como Itapema, por exemplo, ainda não tem, e por isso é tão importante falarmos sobre isso”, comenta.

Taren destaca ainda que no dia 22, segundo dia do evento, aconteceu a conferência livre de SAN, onde foram eleitos cinco delegados que irão em dezembro para Brasília na 6ª Conferência Nacional de SAN – e ela foi uma delas. Além da professora, a região também estará representada por Elinia da Silva Mateus Marsango, nutricionista da Secretaria da Assistência Social de Itajaí.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas