- Publicidade -
- Publicidade -
20.5 C
Balneário Camboriú

Festival Anasol de Surf para Autistas reunirá 150 atletas na Praia Central em Balneário Camboriú

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

José Carlos, 69 anos: “Com musculação eu fiz o relógio biológico andar para trás”

“O que me motivou a ter disciplina foi uma doença degenerativa, uma artrose no quadril esquerdo, quando o médico...

Obra na Praia Central de Balneário Camboriú avança com testes no solo e rebaixamento do lençol freático

A obra de macrodrenagem da Praia Central de Balneário Camboriú, que começou no início de março, no Pontal Norte,...

Infrações identificadas há cinco anos resultam em autuação da EMASA pelo IMA

Além da penalidade aplicada, será necessário um investimento próximo a R$ 2 milhões para sua ativação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Festival Anasol de Surf para Autistas vai receber 150 atletas de diferentes estados do Brasil com Transtorno do Espectro Autista (TEA), portadores da Síndrome de Down e deficiência física, neste sábado (2), na Praia Central de Balneário Camboriú. 

A sétima edição do evento, que aposta no surf como ferramenta de inclusão social, é organizada neste ano pela Anasol e inicia às 9h. 

Túlio Ferri, instrutor da Surfescola BC e idealizador do festival, explica que o evento recebe crianças e jovens de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. 

(Foto Lorenzo Degola)

Paralelo ao festival, será realizada a segunda edição do Circuito de Surfe de Inclusão, nas categorias Autismo e Síndrome de Down. O prêmio para o primeiro lugar de cada categoria é uma prancha de surf exclusiva, feita especialmente para os campeões do evento.

O Festival Anasol de Surf para Autistas contará também com a participação de 200 adultos voluntários que apoiarão toda a dinâmica do evento. Cada criança é acompanhada por pelo menos um voluntário que fornece todo o apoio no momento da competição.

“Surfar é um desafio para todos e atrelar este desafio em um contexto de muita agitação e barulho faz com que o autista supere a questão da sensibilidade sensorial e ganhe mais segurança e auto estima. Acrescentamos a este desafio a competição onde eles ganham notas conforme a performance sobre as ondas”, pontua Túlio. 

“Sabemos que a competição é um dos fatores evolutivos. O festival explora mais esta ferramenta, objetivando trabalhar a frustração, resiliência, perseverança e empatia”, completa.

- Continue lendo após o anúncio -

O propósito do festival, segundo o instrutor de surf, é também que eles se sintam campeões, por isso todos recebem medalhas de primeiro lugar, aliado a muita socialização, diversão e contato com a natureza. 

Para os voluntários, conforme Túlio, festival oferece a oportunidade para que mais pessoas conheçam e entrem no universo do autismo e síndrome de Down de uma forma divertida e emocionante.

O Festival Anasol de Surf para Autistas tem co-patrocinio da Saneplan Impermeabilização e COC de Balneário Camboriú, além de apoio da Inpot, Woodecutter Brasil, Alemão da Praia, Dekinha Baby e TR surfboard. 

A organização é da Surfescola BC, AMA Litoral, ASPI, Surf Sem Fronteiras, Onda Azul, Amor pra Down, FEPASD e Somos Mais.

Serviço

  • Festival Anasol de Surf para Autistas
  • Data: 2 de dezembro (sábado)
  • Horário: 9h
  • Local: Praia Central de Balneário Camboriú, altura da rua 2500
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas