- Publicidade -
- Publicidade -
20.5 C
Balneário Camboriú

Gregory Haertel, vencedor do Festival da Canção de Balneário Camboriú, destaca importância do evento para compositores e músicos

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

José Carlos, 69 anos: “Com musculação eu fiz o relógio biológico andar para trás”

“O que me motivou a ter disciplina foi uma doença degenerativa, uma artrose no quadril esquerdo, quando o médico...

Obra na Praia Central de Balneário Camboriú avança com testes no solo e rebaixamento do lençol freático

A obra de macrodrenagem da Praia Central de Balneário Camboriú, que começou no início de março, no Pontal Norte,...

Infrações identificadas há cinco anos resultam em autuação da EMASA pelo IMA

Além da penalidade aplicada, será necessário um investimento próximo a R$ 2 milhões para sua ativação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Festival da Canção de Balneário Camboriú teve como vencedora a música ‘Profana Oração’, composta por Gregory Haertel, em parceria como Thiago K e Bruna Moraes – que interpretou a canção no evento. 

O trio levou para casa o prêmio de 1º lugar, no valor de R$ 27 mil, e Bruna conquistou também o título de Melhor Artista Solo. 

Gregory, que tem 49 anos e é dramaturgo, conversou com o Página 3 e compartilhou como foi o processo de composição da canção vencedora e também sobre a experiência de vencer o Festival de Balneário.

Os vencedores com a jurada Karinah (Divulgação)

Gregory, que é de Blumenau, salienta que a música ‘Profana Oração’ foi uma parceria entre ele, Bruna e Thiago K, que já trabalham juntos há bastante tempo na música. 

“A gente soube do edital da Fundação Cultural de Balneário e que tinham que ser músicas inéditas. A gente tem outras músicas que já participaram e ganharam prêmios em outros festivais fora do estado, mas quando a gente soube que tinha que ser uma música inédita, resolvemos criar, e compomos ‘Profana Oração’. Ela foi criada especialmente para o Festival mesmo”, diz, citando que normalmente ele [Gregory] compõe a letra e Thiago faz a melodia, que desta vez teve apoio de Bruna.

Gregory e Thiago K já venceram o Festival da Canção de Balneário Camboriú em 2017, com a música chamada ‘Tá’, e agora novamente foram campeões. 

“A gente ficou muito feliz com o resultado e também em estar junto nesse Festival com artistas que a gente admira muito, que têm uma caminhada grande já na música catarinense e nacional. Havia amigos nossos, parceiros nossos, que participaram com músicas lindas e ter recebido o prêmio foi muito, muito legal mesmo”, pontua.

- Continue lendo após o anúncio -

Por enquanto, o trio ainda não sabe quando vai lançar oficialmente ‘Profana Oração’, porque, segundo Gregory, a música ainda está ‘bem crua’, porque foi criada especialmente para o Festival. 

“O arranjo que foi feito para o Festival foi só com guitarra e voz, então não temos ideia ainda do que fazer, de como vai ficar a caminhada dessa música no futuro. O Thiago K e eu temos um CD junto, um disco chamado ‘Quando o Grito Enfim Chegar’, que já está nas plataformas digitais, no Spotify, todo com composições do Thiago e minhas. Esse disco já existe nas plataformas, só não tem a música ‘Profana Oração’”, acrescenta.

Bruna e Thiago K no palco do Municipal (Divulgação)

Gregory confessa que também ainda não sabem o que farão com o valor do prêmio, mas que será dividido entre ele, Bruna e Thiago. Ele disse que, Festivais como o de Balneário, são ‘super importantes’ para os compositores e que no Brasil muitos compositores apareceram através de festivais de música, servindo também como incentivo aos novos artistas, para o público começar a conhecer músicas que não estão no circuito comercial.

Thiago K com Mareike Valentin, esposa de Gregory, no Festival de 2017, quando venceram com a canção ‘Tá’ (Divulgação)

Saiba mais sobre o trabalho de Gregory

Gregory é letrista, ele não escreve melodias de música e sim as letras, e começou a compor quando começou a namorar com Mareike Valentin, uma cantora de Blumenau, e passou a conviver e conhecer compositores. 

O também compositor trabalha bastante com teatro, escrevendo textos para teatro para vários grupos de Santa Catarina e do Brasil. 

Ele trabalha desde 2005 com a Companhia Carona de Teatro, de Blumenau, com peças que circularam pelo Estado e pelo Brasil. 

- Continue lendo após o anúncio -

No ano passado, um texto dele foi montado por um grupo de Caicó, chamado ‘P-S’, que circulou pelo palco giratório do Sesc, por todo o país.

O último trabalho dele foi o musical ‘Dos Clássicos ao Trash’, protagonizado por Eva Pepper, uma drag de Blumenau, com músicas originais, compostas por Edu Colvara e por Gregory, com direção de Pepe Cedrez. A peça começou a circular e já teve apresentações em Blumenau e Brusque.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas