- Publicidade -
- Publicidade -
20.5 C
Balneário Camboriú

Dezembro Vermelho: CISS/CTA apresentam números de atendimentos na Câmara de Vereadores

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

José Carlos, 69 anos: “Com musculação eu fiz o relógio biológico andar para trás”

“O que me motivou a ter disciplina foi uma doença degenerativa, uma artrose no quadril esquerdo, quando o médico...

Obra na Praia Central de Balneário Camboriú avança com testes no solo e rebaixamento do lençol freático

A obra de macrodrenagem da Praia Central de Balneário Camboriú, que começou no início de março, no Pontal Norte,...

Infrações identificadas há cinco anos resultam em autuação da EMASA pelo IMA

Além da penalidade aplicada, será necessário um investimento próximo a R$ 2 milhões para sua ativação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O último mês do ano é marcado pela Campanha Nacional do Dezembro Vermelho, ressaltando a importância da prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Em Balneário Camboriú, o Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS), e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), proporcionaram mais de 7 mil atendimentos e mais de 15 mil testagens em 2023.

Nesta terça-feira (05), às 18h, os profissionais do CISS/CTA estarão presentes na Câmara Municipal de Vereadores para apresentar o trabalho que desempenham e o número de atendimentos registrados pelo Centro. Essa reunião também tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre as formas de contágio e tratamento destas doenças, que são marcadas pelo preconceito contra os diagnosticados.

Ao todo, foram registrados 7.265 atendimentos, divididos entre as especialidades oferecidas no CISS. A área de Infectologia registrou, até novembro, 3.968 atendimentos; a Pediatria 1.011; a Ginecologia 1.019; já a área de Urologia 176; e a de Pneumologia 630. A clínica do CISS registrou 425 atendimentos e a especialidade de dermatologia apresentou 36 atendimentos. O CTA, responsável pelas testagens, apresentou 15.306 testes até novembro deste ano, uma média de 1.400 testes por mês.

O CISS/CTA atende a população com uma equipe capacitada de 43 profissionais, entre eles médicos infectologistas, pediatras, ginecologista, urologista, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros. O Centro Integrado Solidariedade e Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento estão passando por algumas melhorias internas, com o intuito de proporcionar um local mais acolhedor e humanizado aos pacientes.

Workshop para os profissionais da saúde

Para enfatizar ainda mais sobre a importância do Dezembro Vermelho, o CISS/CTA promove nesta terça-feira e nesta quarta-feira (06), um workshop para capacitar profissionais da saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleos de Atendimentos, e outras unidades de saúde do Município.

- Continue lendo após o anúncio -

A capacitação terá como tema principal o papel do CISS/CTA no tratamento de pacientes que convivem com HIV. O workshop também vai abordar temas como: hanseníase (doença infecciosa crônica e curável que causa, lesões de pele e danos aos nervos), toxoplasmose na gestação (doença que pode causar complicações para gestantes e pessoas com o sistema imunológico debilitado) e telemedicina na infectologia.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas