O Tenente-Coronel Eder Jaciel de Souza Oliveira foi empossado no comando do 12BPM, em cerimônia realizada nesta sexta-feira, na sede do Batalhão. Ele substitui o Tenente-Coronel PM Rafael Vicente.
A cerimônia foi marcada por um clima tenso, já que houve manifestação comunitária e do governo municipal para que Vicente não deixasse o cargo. Fontes informaram ao jornal que Vicente não falou na despedida, como sempre acontece nos atos de troca de Comando (o Comandante que sai tem direito a discursar e se despedir, mas hoje isso não aconteceu). Porém, ele enviou um comunicado para imprensa, reproduzido no final desta matéria.
A notícia da troca do Comando foi a mais discutida ao longo desta semana. Vicente deverá ir para a 3a Região de Polícia Militar (RPM), que cobre Balneário e cidades vizinhas.

O Tenente Eder até então comandava o Batalhão de Itapema, e agora virá para Balneário Camboriú às vésperas da temporada, um grande desafio, diante da quantidade de turistas que vêm para curtir o verão na cidade.
Eder é natural de Umuarama, no Paraná, e atua na PMSC desde 1999, tendo atuado em Florianópolis, Camboriú, Bombinhas, Porto Belo e mais recentemente em Itapema.

Confira abaixo a nota enviada por Vicente, reproduzida na íntegra:
“Cumprimento aos homens e mulheres honradas e leais.
Deixo na data de hoje o Comando do 12º Batalhão de Polícia Militar com o sentimento do dever cumprido. Dever cumprido da forma mais justa e técnica possível.
Desde o dia 4 de agosto de 2022, procurei fazer o melhor na área de segurança para a população das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú. Hoje o 12º BPM é referência em termos de tecnologias, gestão de pessoas, qualidade de vida do policial militar, além de ser expoente no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.
Poderia citar inúmeras melhorias em termos de logística, materiais ou compras que foram realizadas durante este período. Porém, prefiro citar aqui o que o 12º BPM tem de maior valor: seus homens e mulheres fortes, policiais militares que lutam incansavelmente para fazer desta Unidade destaque nacional em segurança pública.
Agradeço a todo o efetivo do 12º BPM por ter me dado a honra de estar ao lado de cada um dos senhores, tenho certeza que as portas estarão abertas onde eu for e onde vocês estiverem.
Agradeço ao Eterno Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina Marcelo Pontes por ter me confiado a missão de comandar o 12º BPM.
Por fim, agradeço aos meus pais, minha mãe Maria das Neves de Campos Vicente e meu pai Sub Tenente RR Zelindo de Fáveri Vicente, meus irmãos, parentes e leais amigos; e a minha esposa Kalinka Umbelino que sempre me acompanha em todos os momentos de minha jornada e nos maiores desafios da minha vida pessoal e profissional.
Com base na minha família e meus amigos, encerro meu discurso agradecendo a todos com a frase: “Nunca se esqueça de onde você veio”.
Muito obrigado.
Tenente Coronel Rafael Vicente”.