A semana que iniciou neste domingo tem datas críticas no calendário eleitoral, que tendem a trazer maior clareza ao quadro político das eleições de 6 de outubro próximo.
5 de abril
Até essa data, vereadores podem trocar de partido, sem o risco de afastamento por infidelidade partidária. São os últimos dias para vereadores em exercício e pretendentes fazerem contas sobre a probabilidade de sucesso nas urnas concorrendo pelo partido A ou B.
No caso de Balneário Camboriú, deverá assinalar o momento a partir do qual o governador do Estado e o Partido Liberal (PL) decidirão, sem risco de maiores deserções, quem será o candidato a prefeito, se o deputado Carlos Humberto ou alguém indicado pelo prefeito Fabrício de Oliveira.
6 de abril
Data a partir da qual quem deseja se candidatar a prefeito ou vereador deverá estar filiado ao partido político.
Também é a data limite para registrar estatutos de partidos ou federações e de candidatos estarem com o domicílio eleitoral do município pelo qual desejam concorer.
Marca ainda a data em que devem renunciar o presidente da República, governadores e prefeitos que pretendam disputar outros cargos nas eleições de 2024.