- Publicidade -
- Publicidade -
17.8 C
Balneário Camboriú

Epagri oferece curso on-line e gratuito sobre produção de pitaia

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Faltará água em toda Camboriú nesta quinta-feira

Texto baseado em aviso da concessionária Uma manutenção preventiva na rede de distribuição de água de Camboriú poderá afetar o...

Acordo com promotoria de Balneário Camboriú não garante internação compulsória de moradores de rua

O acordo judicial firmado pela prefeita Juliana Pavan com o Ministério Público, na última segunda-feira, não garante a internação...

Vereadores de Balneário Camboriú votam hoje lei que repete práticas de ditaduras

O chamado “momento cívico” nas escolas brasileiras -e provavelmente a prefeita nem saiba disso- foi implantado pelo ditador Getúlio Vargas, em 1936.  Em 10 de novembro de 1937, Vargas, com o apoio das Forças Armadas, derrubou a Constituição de 1934 e instaurou uma ditadura que eliminou os direitos democráticos no Brasil.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

De 8 de abril a 27 de maio, a Epagri promove um curso on-line gratuito sobre produção de pitaia com o objetivo de mostrar formas de agregação de valor à fruta, cultura em crescimento no Brasil. Os encontros serão sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, no canal de capacitações on-line da Epagri, no YouTube. Haverá emissão de certificados para os inscritos. As inscrições podem ser feitas aqui.

Segundo o líder do Programa Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, Diego Adílio da Silva, o ideia é abordar temas que passem por todas as fases do sistema de produção da pitaia, desde a escolha da área para cultivo, análise de solo, escolha das mudas, palanques, adubação, irrigação, poda, manejo integrado de pragas e doenças, pós-colheita e comercialização.

Confira a seguir a programação do curso, que será oferecido com o apoio da Cooperativa Central de Tecnologia, Desenvolvimento e Informação (Coopertec). Para participar, basta clicar na palestra desejada para ser direcionado ao canal de capacitações da Epagri, no Youtube.

8 de abril, 19h – Industrialização; agregação de valor, benefícios nutracêuticos. Palestrantes: Natália Lúcia Knakiewicz Kominkiewicz/Epagri; Eloisa Rovaris Pinheiro/Epagri; Henrique Tirolli/Epagri; Marcio Nunes Palhano/Epagri; Geisebel Cristine Patrício/Epagri.

15 de abril, 19h – Infraestrutura para plantio: escolha da área (modelo SPDH – quebra-vento, plantas de cobertura); análise de solo; adubação de base; mourões (instalações, material e altura); sistema de condução e espaçamento. Palestrantes: Ricardo Martins/Epagri; Diou Roger Spido/Coopertec/Cresol.

- Continue lendo após o anúncio -

22 de abril, 19h – Escolha das mudas de pitaia – implantação: sanidade, vigor; espécies e variedades; escolha de variedades/cultivares; época de plantio e condições edafoclimáticas; montagem do berço; escolha do sistema de condução x custo de produção.

Políticas públicas (Pronaf, Pronamp) e (Investe Agro, FDR, entre outras).

Palestrantes: Alessandro Borini Lone/Epagri, Diou Roger Spido/Coopertec/Cresol; Diego Adílio da Silva/Epagri.

29 de abril, 19h – Biologia reprodutiva e colheita: florescimento (época);  Flores (estrutura e abertura); técnicas de polinização; variedades autoférteis; frutificação; ponto de colheita. Palestrantes: Alessandro Borini Lone/Epagri, Ricardo Martins/Epagri.

6 de maio, 19h – Manejo do pomar e fertilidade do solo: condução no mourão (cladódios/palanque); Manejo de plantas de cobertura e adubação verde de inverno; podas (condução e limpeza); nutrição e adubação. Palestrantes: Gelton Guimarães/Epagri, Ricardo Martins/Epagri.

- Continue lendo após o anúncio -

13 de maio, 19h – Manejo pragas e doenças: pragas-chaves na pitaia; manejo integrado de pragas/MIP; estratégias de diversificação do agroecossistema; ensacamento de frutos; manejo fitossanitário. Palestrantes: Marcelo Mendes de Haro/Epagri, André Boldrin Beltrame/Epagri.

20 de maio, 19h – Irrigação: Metabolismo da pitaia; demanda hídrica; métodos de irrigação; uso do tensiômetro. Palestrantes: Filipe Rodrigues Kinalski/Epagri, Ricardo Martins/Epagri.

27 de maio, 19h – Pós-colheita e comercialização: armazenamento dos frutos; comercialização (mercado interno e externo). Palestrantes: Mariuccia Schlichting De Martin/Epagri; Aldenício da Paixão Lino/Gestor de Produção da Novagrolider – Angola.

Serviço:

O que: Curso on-line sobre produção de pitaia

- Continue lendo após o anúncio -

Quando: de 8 de abril a 27 de maio, sempre às quintas-feiras

Horário: 19h

Local: Canal de capacitações on-line da Epagri, no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas