Balneário Camboriú está aplicando teste rápido para tuberculose que facilita diagnóstico e acelera o tratamento

- Publicidade -
- Publicidade -

Vila da Galinha Pintadinha será inaugurada em 26 de setembro no Beto Carrero World

Nova área temática recebeu investimento de R$ 50 milhões e terá brinquedo infantil, shows, espaços de recreação e encontros com personagens

Prefeitura planeja destinar R$ 150 mil para incentivar a pesca artesanal em Balneário Camboriú

Projeto protocolado nesta terça-feira (1º) cria estrutura orçamentária para o fundo municipal do setor

Tradicional Chá da Primavera movimenta igreja luterana de Balneário Camboriú

O tradicional Chá da Primavera realizado todos os anos em setembro na Igreja Luterana Martin Luther, no Bairro das...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Desde junho, a Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo um teste rápido de tuberculose, com base na coleta de amostra de urina em uma lâmina e resultado da testagem em 20 minutos.

Balneário Camboriú tem atualmente 62 casos ativos de tuberculose, que estão em tratamento no Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde.

O diretor do CISS/CTA, Vitor Lopes disse que tem percebido aumento no diagnóstico de tuberculose e o teste rápido facilita o diagnóstico e acelera o tratamento.

Divulgação

“O teste é utilizado e orientado pelo Ministério da Saúde para realização em paciente com diagnóstico de HIV, que é o público alvo. O teste vem para facilitar o início rápido do tratamento nesta população alvo”, explicou Lopes.

Segundo ele, o diagnóstico é feito hoje pela avaliação clínica, exames de imagem e teste de escarro.

“Hoje o teste rápido facilita o diagnóstico no público alvo que logo pode começar o tratamento, que é feito e monitorado no Programa de Tuberculose, que atende no CISS. É importante ressaltar que o programa de Tuberculose realiza exclusivamente o tratamento de medicamentos e ambulatorial. O diagnóstico é feito nas unidades básicas de saúde e no hospital”, observou o diretor.

O recém implantado método de testagem rápida tem como objetivo a ampliação do acesso ao diagnóstico da tuberculose para redução da mortalidade pela coinfecção em pessoas vivendo com HIV e imunodepressão.

- Continue lendo após o anúncio -

A liberação do teste rápido no município foi recomendada na 94ª Reunião da Comissão Nacional de Incorporação de tecnologias no Sistema de Saúde (CONITEC), e está sendo realizado via Programa Municipal de Tuberculose, no Hospital Municipal Ruth Cardoso e na Unidade de Pronto Atendimento do bairro da Barra, que servirá de projeto-piloto para implantação nas demais unidades pública e privada do município.

Sobre o Teste LF-LAM

  • Usado exclusivamente para auxiliar no diagnóstico da tuberculose ativa;
  • Não substitui os demais testes de diagnóstico laboratorial da tuberculose (baciloscopia, TRM e cultura);
  • Pode ser usado para: pessoas grávidas, em período menstrual e uso de sondas;
  • Resultado negativo, indeterminado ou inválido: não descartam tuberculose ativa;
  • A primeira urina do dia é a amostra ideal, mas pode ser feita em outra coleta durante o dia;
  • Se não confirmar laboratorialmente, o tratamento deve continuar com o esquema básico para Tuberculose.
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas