- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú

Aberta seleção de filmes para o 1º FLUME – Festival Catarinense de Cinema de Itajaí

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

José Carlos, 69 anos: “Com musculação eu fiz o relógio biológico andar para trás”

“O que me motivou a ter disciplina foi uma doença degenerativa, uma artrose no quadril esquerdo, quando o médico...

Obra na Praia Central de Balneário Camboriú avança com testes no solo e rebaixamento do lençol freático

A obra de macrodrenagem da Praia Central de Balneário Camboriú, que começou no início de março, no Pontal Norte,...

Praia Central está própria para banho pela terceira semana seguida

Mesmo com os avanços técnicos na estação, a maior ameaça à balneabilidade segue sendo a invasão da rede pluvial na rede cloacal, ou seja, quando águas da chuva, que deveriam seguir por canalizações independentes, acabam sobrecarregando o sistema de esgoto doméstico.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Está aberta a seleção de filmes para o 1º FLUME- Festival Catarinense de Cinema de Itajaí. Podem ser inscritos curtas e longas-metragens catarinenses, de qualquer gênero, finalizados entre os anos de 2021 e 2024. 

Ao todo, serão selecionados oito filmes de curta-metragem e um de longa. As produções irão concorrer pelo prêmio de “melhor filme” e “melhor direção” e serão exibidas ao público durante a programação do festival, que será totalmente gratuita. 

O FLUME – Festival Catarinense de Cinema de Itajaí será nos dias 21, 22 e 23 de novembro com patrocínio do Ministério da Cultura por meio de edital municipal da Lei Paulo Gustavo da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí. 

Como fazer a inscrição

As inscrições de filmes para o FLUME iniciaram dia 15 deste  mês e seguem até 10 de setembro de 2024 via formulário (disponível no link: https://forms.gle/KkncdeFKKvy2LAeL8). Realizadores poderão inscrever apenas uma obra em cada categoria, cumprindo os seguintes requisitos: Curtas-metragens devem ter duração de até 15 minutos e apresentar recurso de legenda descritiva (LSE) e longas-metragens devem apresentar recursos de Janela de Libras, legenda descritiva (LSE) e audiodescrição. 

Atividades Formativas

Além das mostras e da premiação dos melhores filmes e diretores, o FLUME terá uma mesa redonda com jovens realizadores e uma oficina gratuita com o coletivo Olho Negro, de Florianópolis. 

“Tanto a escolha da oficina como a composição da curadoria foram feitas buscando fomentar práticas e olhares não-hegemônicos no audiovisual”, explica Romy Huber, que coordena o FLUME.

- Continue lendo após o anúncio -

Acessibilidade

O cuidado para garantir a acessibilidade na programação, está presente em cada etapa do Festival. Haverá interpretação em Libras em todas as falas, apresentações, debates e atividades formativas. 

O filme de longa-metragem contará com acessibilidade em LIBRAS, legendagem descritiva (LSE) e audiodescrição, e todos os curtas  possuirão LSE. Além disso, a equipe técnica do Festival participará de um treinamento sobre inclusão e acessibilidade. 

“Ainda temos que aprender muito, e acredito que incluir formações internas em nossos projetos é uma forma de dar primeiros passos e possibilitar que agentes culturais estejam mais preparadas para atender públicos diversos, e também pensem ações que promovam a inclusão em outras esferas”, explica Romy. 

A proponente Romy Huber

(Arquivo Pessoal)

A proponente é produtora executiva e diretora curatorial, realizadora audiovisual e artista visual formada no curso de tecnologia em produção audiovisual (Univali, 2021). Ela pesquisa relações entre cinema, artes visuais e escrita, e desempenha funções de direção, produção, direção de fotografia, montagem e edição em produções audiovisuais. Atua como produtora em projetos culturais, coordena um cineclube em “um outro espaço”. 

É atual titular na gestão 2023-24 da Câmara Setorial de Artes Visuais, e 2º secretária na Câmara Setorial de Audiovisual na gestão 2022-23, ambas do Conselho Municipal de Políticas Cculturais de Itajaí. 

É integrante do Crivo Coletivo de Artes Visuais, da Coletiva lgbtqiap+ coletiva epicena e coordenadora cultural no Centro de Direitos Humanos de Itajaí. Integrou a equipe educativa do “15º Salão Nacional de Arte de Itajaí” (2021), e as equipes curatoriais da “Mostra Audiovisual 161 anos de Itajaí” (2021) e do “9º Festival de Cinema Uuniversitário Tainha Dourada” (2020).

- Continue lendo após o anúncio -
(Reprodução)

Texto: Adelaine Zandonai

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas