A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) está comemorando seis décadas com extensa programação festiva que iniciou nesta terça-feira (15), em Florianópolis. No primeiro dia de festividades, foi inaugurado o Marco 60 anos ESAG/UDESC, uma obra do escultor Pita Camargo, instalada próximo à entrada do campus.
“Este marco é histórico para a instituição e para a minha trajetória também. Sempre quando transformo minha escultura em um marco histórico fico sem palavras, porque é muito gratificante. Este marco é tão importante, porque a Escola Superior de Administração e Gerência Pública que agora completa 60 anos é de suma importância no ensino catarinense e nacional, formou grandes administradores, ilustres no cenário catarinense, é uma escola exemplo do ensino no Brasil. O ensino e a arte pública juntos é o que mais um artista almeja”, disse Pita Camargo ao Página 3.
Pita Camargo está comemorando 42 anos de trajetória artística.Sua primeira exposição oficial foi na Galeria Municipal de Artes de Blumenau com a mostra “Valores novos” em 1982. O marco inicial do artista está em Blumenau, a obra “Sinduscon” nas Rua das Palmeiras.
Vários outros levam sua assinatura, entre eles, o Marco dos 100 anos do colégio Sagrada Família em Blumenau; o Marco dos 50 anos do Clube Vasto Verde em Blumenau; a pedra fundamental da Câmara de Vereadores de Blumenau; o Marco da sede do Cape-Coren em São Paulo e o inédito Marco submerso da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo na Ilha da Galé em Bombinhas.

“Este Marco 60 anos ESAG/UDESC representa um grande cálice de onde se bebe do conhecimento, e na abstração frontal, parte da marca da UDESC, lapidada com linhas e vazados, e do outro lado representa o sol crescendo na forma de U, da Universidade do Estado de Santa Catarina”, comentou o artista.

A história destas seis décadas está contada em livro e videodocumentário. A obra “Esag 60 Anos” será lançada nesta quarta-feira (16). A produção do livro, escrito pelo jornalista Maurício Oliveira e publicado pela Editora Expressão, deu origem também a um videodocumentário sobre a história da escola.


Saiba mais em udesc.br/esag/60anos.