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Instituições de Ensino Superior catarinenses participam de imersão no Reino Unido

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Entre os 40 membros selecionados para a delegação está o catarinense Mohamad Abou Wadi, fundador do Grupo Kefraya, Centro Universitário Avantis (Uniavan), PIB Education e LifeUnic.

Em um contexto globalizado, a competitividade e a excelência acadêmica dependem também da articulação das instituições de ensino em estabelecer laços com centros de pesquisa e ensino de ponta no exterior. Para fortalecer essa aproximação, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) promoveu a 6ª Delegação ABMES Internacional – United Kingdom Experience, de 11 a 21 de outubro de 2024. O evento tem como principal objetivo levar os líderes das instituições de ensino superior brasileiras para conhecer as inovações de universidades renomadas como Oxford, Cambridge, University College London (UCL) e Imperial College.

O empresário catarinense Mohamad Abou Wadi, fundador do Grupo Kefraya, do Centro Universitário Avantis (Uniavan), da PIB Education e da LifeUnic, foi um dos 40 selecionados para integrar a delegação desta edição do programa. A participação de Mohamad é estratégica para fortalecer as instituições catarinenses que representa, estabelecer convênios e buscar as melhores práticas internacionais.

Mohamad Abou Wadi (Divulgação)

“As instituições que estamos conhecendo são referências mundiais em áreas como tecnologia, saúde e inovação. O que mais impressiona é o ecossistema completo que elas criam, desde o desenvolvimento de novos produtos até sua expansão global. Além disso, elas possuem uma forte rede de cooperação internacional, especialmente em programas de pós-graduação. O foco dessas instituições não está apenas no presente, mas também no futuro, com ênfase em tecnologias emergentes e inteligência artificial, sempre buscando transformar o cenário educacional global”, explica Mohamad Abou Wadi.

Para o setor educacional catarinense, essa aproximação pode abrir portas para grandes oportunidades. Entre elas, a possibilidade de intercâmbio de professores e alunos, colaborações em pesquisa, projetos acadêmicos conjuntos e o acesso aos avanços acadêmicos mais recentes. “Estabelecer parcerias com universidades de excelência significa ampliar nossa capacidade de inovar e trazer soluções que impactem diretamente o mercado educacional catarinense e o desenvolvimento dos nossos alunos”, afirma Mohamad.

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A inovação como foco da missão

Ao visitar algumas das universidades mais respeitadas do mundo, os líderes educacionais têm a oportunidade de explorar novas metodologias e práticas que podem ser adaptadas à realidade local, melhorando a qualidade do ensino superior no Brasil.

O programa conta com a participação de 40 líderes educacionais brasileiros, incluindo reitores e mantenedores, que buscam compreender melhor o sistema de ensino britânico, conhecido pela excelência em pesquisa e inovação. Durante a viagem, os participantes tiveram acesso a palestras e workshops sobre temas fundamentais para o futuro do ensino superior, como o uso de Inteligência Artificial na educação, a qualidade no ensino a distância (EAD) e modelos de sucesso na área da saúde, com destaque para medicina e odontologia.

Os eixos temáticos da 6ª Delegação ABMES Internacional focaram em áreas estratégicas que estão moldando o futuro da educação superior no mundo. A inovação tecnológica, por exemplo, foi um dos temas centrais, e a delegação terá a oportunidade de conhecer centros internacionais de pesquisa e inovação em universidades britânicas. A introdução de ferramentas como a Inteligência Artificial no ambiente educacional, que já começa a transformar a forma como o ensino é conduzido, foi um dos focos das discussões.

Além disso, a delegação teve contato com novos modelos de ensino a distância, uma área que tem ganhado destaque em virtude da pandemia e da necessidade de expansão do acesso ao ensino superior.

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“O Brasil tem um grande potencial para adotar soluções inovadoras, e a parceria com universidades britânicas nos permitirá não só aprender com as melhores práticas, mas também contribuir com nossa expertise. A educação a distância é uma ferramenta crucial para democratizar o ensino e ampliar o acesso, especialmente em áreas remotas de Santa Catarina e de todo o Brasil”, afirma Mohamad.

Para Mohamad, cuja atuação é fortemente voltada para a formação na área da saúde e negócios, a visita a centros de excelência como o Imperial College e a Liverpool University representa uma oportunidade única de trazer para o Brasil novas tecnologias e abordagens para cursos voltados à medicina e odontologia. “O contato direto com essas instituições permitirá replicar práticas de ensino bem-sucedidas e aprimorar as metodologias nas nossas instituições, beneficiando tanto os alunos quanto o setor educacional como um todo”, destaca.

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