- Publicidade -
- Publicidade -
20.9 C
Balneário Camboriú
10 julho, 2025, 16:51

Seminário ‘Amigo do Leão’ movimenta Univali de Balneário Camboriú nesta sexta-feira

Evento discute destinação do IR para projetos sociais

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Restaurante temático está sendo construído em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está prestes a ganhar mais um restaurante temático, que está em construção na Avenida do Estado, na...

GM orientou síndica de prédio onde garota apareceu sentada no parapeito

Um vídeo gravado na tarde desta quarta-feira (9) repercutiu mostrando uma adolescente sentada no parapeito de um prédio com...

Trump impõe tarifa de 50% para o Brasil e cita julgamento de Bolsonaro

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu impor uma tarifa de 50% ao Brasil...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe uma das etapas do 2º Seminário Amigo do Leãnesta sexta (1). O evento, realizado no campus Balneário Camboriú, vai debater temas ligados ao funcionamento do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA) e dos Fundos do Idoso. 

O objetivo é impulsionar a doação e arrecadação de recursos para o financiamento de projetos sociais em Santa Catarina.

A organização do Seminário espera reunir cerca de 300 pessoas durante o evento, que é aberto ao público. Especialistas e convidados vão contribuir com a programação, que terá palestras e mesas de debate sobre o tema. 

Wilson Reginatto Jr, diretor financeiro do Instituto Amigo do Leão (Divulgação)

A Univali é uma das apoiadoras da iniciativa, que é promovida pelo Instituto Amigo do Leão e tem a adesão de entidades representativas empresariais, setoriais, profissionais e governamentais.

O coordenador do curso de Direito na Univali, campus Balneário Camboriú, professor Newton Cesar Pilau, explica que os fundos estaduais e municipais são ferramentas de políticas públicas e de mobilização de recursos, que são utilizadas por instituições para financiar projetos sociais. Segundo o docente, embora todos possam ajudar e destinar parte de seu Imposto de Renda (IR) para ajudar projetos sociais, os valores arrecadados por estas doações ainda estão aquém do potencial de arrecadação em Santa Catarina.

“Estima-se que o potencial de arrecadação no Estado seja de quase R$373 milhões para os dois fundos. No entanto, os dados apresentados pela Nota Técnica do CODAR demonstram que, em 2023, apenas 3,83% do montante de doações, realizadas por pessoas físicas na declaração do IR, foi arrecadado e repassado aos fundos no Estado”, disse.

- Continue lendo após o anúncio -

O diretor financeiro do Instituto Amigo do Leão, professor Wilson Reginatto Júnior explica que a Instituição foi criada por amigos que atuam no terceiro setor e são captadores de recursos para projetos sociais. 

“Nasceu do sentimento de inconformismo que temos em relação à pequena quantidade de recursos doados pelo imposto de renda, de pessoas físicas e jurídicas, aos fundos da criança e do idoso. O Instituto nasceu com esse grande objetivo, de mudar esse cenário”, afirmou.

A diretora de Extensão e Responsabilidade Social da Univali, professora Attela Jenichen Provesi, endossa a importância de ações de incentivo fiscal que permitem empresas e pessoas físicas ajudarem a transformar a vida de cidadãos em situação de vulnerabilidade social. 

“Somos uma Universidade Comunitária e entendemos a importância de engajar cada vez mais pessoas, empresas e instituições para aumentar as doações e otimizar o financiamento de projetos sociais.”, complementa.

Atividade integra Prêmio Amigo do Leão

O Seminário Amigo do Leão vai acontecer em duas etapas, sendo a primeira realizada em Florianópolis, dia 31 de outubro, e a segunda realizada na Univali, campus Balneário Camboriú, no dia 1. 

Os dois encontros integram a programação do Prêmio Amigo do Leão, que reconhece o engajamento daqueles que contribuem com a arrecadação de recursos para os fundos catarinenses. 

O evento de premiação também ocorre na quinta-feira (31), na sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

- Continue lendo após o anúncio -

Inscrição é gratuita

O Seminário é voltado ao público interessado em compreender como funciona a doação e captação de recursos para projetos sociais. Na Univali, as atividades serão realizadas no Bloco 7, auditório 2. 

As  inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.sympla.com.br, onde também está disponível a programação completa do evento.

“Na ocasião, estarão reunidos grandes nomes do segmento, que vão compartilhar o seu conhecimento sobre o tema. A participação é uma forma de ampliar a visão e disseminar informações valiosas para a sociedade. Toda a comunidade acadêmica está convidada a prestigiar a programação que, inclusive, é gratuita”, destaca Pilau.

Programação Balneário Camboriú

  • 8h – Welcome Coffee;
  • 9h – Palestra “Doar faz bem: campanhas de arrecadação de doações através dos Fundos da Criança e do Adolescente e Fundos do Idoso”, com o presidente do Instituto Luciano Martins e artista plástico, Luciano Martins, e a supervisora de políticas públicas da FECAM, Janice Merigo;
  • Abertura do edital de candidatura de campanhas 2025;
  • 10h – Mesa de Debates: Como captar recursos para o seu fundo municipal – O Conselho captador, com mediação da coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Portobello, Scheila Orlandi, e participação de Edson Willian Piotto (presidente do Conselho Municipal do Idoso de Jaraguá do Sul), Nei de Souza (diretor técnico e de projetos do Bairro da Juventude, de Criciúma), e Carlos Roberto Roncaglio (diretor do Instituto Amigo do Leão);
  • 11h – Palestra “Fluxo do Incentivo Fiscal a partir da doação do Imposto de Renda – em parceria com a Receita Federal”, com os conselheiros do Instituto Amigo do Leão, Tadeu Vieira e Loriberto Starosky Filho;
  • 12h – Intervalo para almoço;
  • 13h30min – Abertura da programação com fala dos apoiadores; 
  • 14h – Palestra “Balanço do Fundo da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso de Santa Catarina”, com Andrea Raupp Cardoso (presidente do CEDCA) e Sabrina Mores (presidente do CEI);
  • 15h – Coffee Break;
  • 15h30min – Palestra “Panorama do Investimento Social com uso de incentivos fiscais no Estado de Santa Catarina”, com Thiago Alvim (diretor do PROSAS);
  • 16h30min – Mesa de Debates: “Pacto pela Transparência – Para onde vai o recurso das doações aos fundos”, com mediação da presidente do Instituto Amigo do Leão, Clarissa Iser, e participações de Sandro Volpato Faria (gerente de Responsabilidade Social da FIESC), Thiago Alvim, Josiane Hoepers (presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Balneário Camboriú), Jean Carlos Coelho (assessor contábil da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI);
  • 18h – Encerramento

Mais informações: No site amigodoleao.org.br ou com o professor Wilson Reginatto Junior, pelo e-mail [email protected].

________________

Texto: Comunicação/Univali

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas