- Publicidade -
- Publicidade -
19.4 C
Balneário Camboriú

Praia Central de Balneário Camboriú está 100% própria para banho

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Você acha que o Calçadão da Avenida Central deve acabar? Vote na enquete.

Morador defende que o Calçadão seja eliminado, transformado numa rua acalmada, com trânsito reduzido.

Moradores reclamam do barulho gerado pela boate Privacy Club

Gayer alega que tem chamado a Polícia Militar para impedir as atividades, mas aparentemente isso não está dando o resultado que a vizinhança espera.

O Calçadão fracassou: momento de tomada de decisão, por Celso Eduardo Rauen

Balneário Camboriú sempre foi uma cidade dinâmica, que se reinventa ao longo dos anos. Nos anos 60, 70, 80...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) publicou em seu site nesta sexta-feira (20) o relatório de balneabilidade indicando que os 10 pontos de coleta analisados da Praia Central estão próprios para banho. 

Nas praias agrestes, dos cinco pontos onde é feita a coleta, quatro estão próprios (somente a Lagoa de Taquaras está imprópria, ponto ‘tradicional’ por ser poluído).

No relatório são levados em conta os resultados das cinco últimas coletas, conforme Artigo 9° previsto na Resolução CONAMA nº 274/2000, que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. 

A empresa contratada pela Emasa para fazer o serviço é a Umwelt Biotecnologia Ambiental, credenciada pelo IMA e acreditada no INMETRO, que atua há 27 anos no mercado. 

Para ter a condição de próprio para banho, cada local analisado tem que apresentar uma concentração de no máximo 800 NMP/100ml da bactéria Escherichi coli (E. coli), em 80 % de cinco amostras consecutivas. NMP é a abreviatura para Número Mais Provável.

- Continue lendo após o anúncio -

‘Notícia boa, na véspera da temporada’, diz secretário

O secretário de Turismo da cidade, Thiago Velasques, destaca a importância da notícia às vésperas da temporada de verão, já que nos dois últimos verões Balneário Camboriú foi afetada pela falta de balneabilidade por conta dos problemas que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade enfrentou. 

As condições impróprias foram notícia nacional. 

“Estamos agora com balneabilidade em todos os pontos, o que é muito positivo, além de três praias Bandeira Azul (Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho), nossa famosa Praia Central também está 100% própria para banho. Isso é reflexo de que temos que entrar nessa questão, uma cidade turística não se faz apenas com divulgação, atrativos e restaurantes, mas principalmente com atenção ao meio ambiente. Sem praia própria para banho nada adianta”, afirma.

Velasques disse que estão entregando o governo com a balneabilidade em dia e que agora a praia pode ser desfrutada por todos, de fato ‘pronta e limpa’ para o verão. 

“Fizemos o alargamento da faixa de areia e agora a praia está 100% própria para banho. É Balneário Camboriú preparada para que todos possam aproveitar. Nossa cidade não perde para nenhuma cidade do país. O Brasil conhece essa Balneário, seja pela música que é hit, pela divulgação que fazemos com as entidades do turismo…  é uma cidade que aparece como um dos melhores destinos do Brasil e do mundo para se estar, morar e investir e nós sabemos que merecemos isso”, completa.

O resultado da balneabilidade pode ser conferido no site da Emasa (clique aqui). As coletas foram feitas no dia 16 de dezembro. 

A partir de agora, as análises da Emasa passarão a ser feitas três vezes por semana. A Emasa não faz as coletas de balneabilidade nos dias de chuva, já que as precipitações interferem diretamente no resultado das análises. 

- Continue lendo após o anúncio -

Ao todo, são monitorados 15 pontos, 10 na Praia Central e cinco nas Praias Agrestes.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas