- Publicidade -
- Publicidade -
21.5 C
Balneário Camboriú

Udesc e UBV lançam projeto de oficinas para crianças e adolescentes da Vila Fortaleza

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Autorizados estudos para novos acessos à BR-101 e outras ampliações do sistema viário de Balneário Camboriú

Conselheiros da Cidade aprovaram investimento em torno de R$ 1,5 milhão em projetos.

Pela primeira vez, Balneário Camboriú instala caixas de captação de resíduos para reduzir alagamentos

A Secretaria de Obras de Balneário Camboriú começou a instalar, no último sábado (5), as primeiras caixas de captação...

CPE da Micromobilidade Urbana vai pedir dados sobre ocorrências envolvendo ciclomotores e autopropelidos

A Comissão também vai acompanhar as blitzes para ver a segurança dos jovens, que é o público que mais utiliza esses modais
- Publicidade -
- Publicidade -

Acontece nesta sexta-feira (4) o lançamento do projeto Olhares da Vila, iniciativa que promoverá oficinas de alfabetização audiovisual para crianças e adolescentes que residem na comunidade da Vila Fortaleza, no Bairro da Barra. O evento é aberto à comunidade e ocorre no Campinho da Vila Fortaleza (Rua Santa Clara, 74, Bairro da Barra, Balneário Camboriú), às 15h.

Coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em parceria com a Universidade do Bem Viver (UBV), o projeto tem como objetivo despertar a conscientização socioambiental nos participantes.

A diretora de extensão da Udesc Balneário Camboriú, Debora Pontes Esteves, destaca que a atividade no contraturno escolar é uma possibilidade de as crianças e jovens viverem experiências diferentes, o que, para ela, reflete positivamente na sociedade. 

“Acreditamos no potencial do projeto de mudar vidas pelo seu caráter inovador, que atrai os jovens por estar ligado a uma temática de grande interesse deles, onde poderemos abordar temas importantes e latentes como a crise climática, a importância da cultura, da universidade pública entre outros”, diz.

A diretora afirma que toda a população pode contribuir com sugestões ou com a participação voluntária nas atividades do projeto. 

“A comunidade está envolvida desde o início. Foi uma construção envolvendo as demandas trazidas por ela, que apontou o público atendido como o que mais necessita de atenção”, explica a diretora.

As oficinas serão realizadas semanalmente, às quintas-feiras pela manhã, no Colégio Alfredo Domingos da Silva, para crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos que residam na Vila Fortaleza e arredores. 

O projeto terá conteúdos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tem duração prevista de dois anos. 

A aula inaugural ocorrerá em 10 de abril.

Além das oficinas, a ação irá oferecer ainda atividades como visitas a espaços culturais e ecológicos, e à própria Udesc.

“A ideia é criar consciência crítica e mostrar que existe um mundo de possibilidades para além dos lugares que estes jovens cotidianamente circulam, além de oferecer uma oportunidade para expressarem seus olhares, como diz o nome do projeto”, completa Debora.

O projeto foi aprovado no Programa de Apoio à Cultura (ProCult) 2025-2026 da Udesc e conta com a colaboração do Laboratório de Pesquisa em Ciência Política (Cidapol) da universidade, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Para inscrições e mais informações, basta entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (47) 98804-0912.

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas