A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) iniciou nesta terça-feira (8), a primeira etapa de uma nova operação para identificar e corrigir falhas nas redes públicas de esgoto e drenagem pluvial.
O trabalho começou na Avenida Brasil, no Bairro Pioneiros, com a aplicação de testes de fumaça na rede cloacal, com o objetivo de localizar eventuais irregularidades.
Essa ação é fruto dos resultados obtidos com o projeto piloto realizado na região da Barra Sul, onde foram identificados diversos cruzamentos entre as redes de esgoto e drenagem. Agora, com o uso das tecnologias de fumacê e inspeção por vídeo (televisionamento), a Emasa busca mapear com precisão os pontos críticos em outras áreas da cidade.
Caso sejam detectadas irregularidades, o programa Se Liga na Rede será responsável por realizar o mapeamento georreferenciado das conexões inadequadas. Essas informações serão fundamentais para definir os locais que exigirão futuras intervenções estruturais.
Serviço é inédito
O diretor-geral da Emasa, Auri Pavoni disse que é a primeira vez que um levantamento técnico detalhado das redes públicas de esgoto e drenagem será feito. A partir das informações, serão elaboradas as estratégias de intervenções.
“Essa é uma etapa essencial e técnica do processo. Vamos fazer os testes de fumaça e o televisionamento para entender a extensão dos problemas nas redes. A partir do momento que tivermos esse diagnóstico, poderemos planejar as ações corretivas com segurança e precisão”, explicou.
Pavoni pede a compreensão da população, pois esse trabalho pode gerar movimentação das equipes e alguns bloqueios pontuais.
“Não haverá escavações agora. As obras de conserto vão depender dos resultados desses testes”, completou Pavoni.
A Emasa continuará informando a população sobre o andamento das ações e reforça que todo o trabalho está sendo conduzido com foco na prevenção, sustentabilidade e qualidade de vida para os moradores e visitantes de Balneário Camboriú.