A escrita acadêmica é frequentemente usada em universidades e publicações acadêmicas para abordar alguns desafios, preocupações ou soluções para problemas existentes. Ela é frequentemente escrita com precisão e exatidão, evitando qualquer linguagem duvidosa no processo.
No entanto, o desafio mais comum na escrita acadêmica é tornar o texto envolvente o suficiente para que os leitores apreciem. Como a natureza dos tópicos abordados é intrincada, o conteúdo resultante soa muito robótico e sem graça.
Este post verá todo o processo de humanização de texto para escrita acadêmica. Cobrimos todos os passos básicos em detalhes. Então, acompanhe de perto para não perder nenhum aspecto crucial.
Etapas para humanizar o texto para escrita acadêmica
Abaixo estão todas as etapas necessárias para tornar sua escrita acadêmica mais envolvente, humanizando partes dela de cada vez.
- Leia os textos de origem em detalhes
Um problema recorrente com peças acadêmicas é ser sinalizado erroneamente para IA. Isso acontece quando o conteúdo escrito é muito superficial, robótico no tom ou falha em transmitir os pontos-chave de forma convincente.
Todos esses problemas surgem quando você não tem um entendimento completo dos conceitos principais, tornando seu trabalho inútil para os leitores. A solução aqui é conduzir uma revisão completa da literatura para garantir que você entenda completamente o texto de origem.
Tome nota de todos os periódicos, artigos e relatórios revisados por pares que você lê. Extraia as informações comuns, estatísticas, etc., encontradas nessas fontes para começar a preparar sua redação.
- Verifique o fluxo de pensamentos
O fluxo de escrita e o ritmo de leitura do conteúdo são os fatores diferenciadores entre amostras de aparência humana e não humana.
A maioria das ferramentas de IA escreverá parágrafos e frases de maneira monótona: padrões repetitivos semelhantes, sem alterações no comprimento ou no estilo de escrita.
É por isso que você deve verificar seu trabalho para o fluxo de pensamentos após completar o primeiro rascunho. Veja como você relaciona suas ideias para frente e para trás com parágrafos anteriores e posteriores.
Ofereça uma melhor transição de uma seção para outra e varie o comprimento e a estrutura das frases juntando as curtas e dividindo as longas.
Por fim, releia algumas partes de sua escrita acadêmica para verificar se elas precisam de mais esforços de humanização ou não. Tudo isso tornará o trabalho mais envolvente.
- Incluir exemplos da vida real (se válido)
Discutir uma ideia complexa em detalhes requer muito esforço. No entanto, apenas palavras não são suficientes para se relacionar com os leitores – eles precisam de algo mais prático e pessoal para entender.
Para tornar sua escrita acadêmica mais envolvente e humana, você pode incluir alguns exemplos da vida real no conteúdo. Compartilhe alguns estudos de caso que você encontrar por aí ou conte sua história pessoal para atrair o interesse dos leitores.
Dito isso, entendemos que nem todo trabalho acadêmico ou tópico selecionado permite espaço para muitos exemplos da vida real. Se for esse o caso, passe para a próxima etapa.
- Explique as ideias completamente
O que a IA e os chatbots escrevem é informação pura. O que essas ferramentas não têm é o toque artístico em seus ofícios de manter todas as ideias e conceitos principais juntos para apresentar uma peça de escrita coerente.s
Então, quando você estiver fazendo seu relatório, tese, ensaio, etc., certifique-se de explicar todas as ideias completamente. Evite colocar fato após fato e número após número e realmente pense no que esses números significam no nível microscópico e de grandeza do contexto.
Exemplo:
“Um estudo recente mostra que apenas 29% dos entrevistados globais sabem o que é um DeepFake. Além disso, apenas 0,1% foram capazes de diferenciar um DeepFake de conteúdo real (imagem ou vídeo).
Essas estatísticas mostram que o público ainda é bastante desinformado e despreparado sobre essa tecnologia – a razão pela qual eles acham as falsificações tão críveis.”
Primeiro, deixamos o leitor compreender alguns fatos e números e então explicamos completamente por que os Deep Fakes estão se saindo tão bem na internet.
- Diversifique o tipo de conteúdo e a formatação textual
Uma parte importante da escrita acadêmica é a formatação textual e a diversidade de conteúdo. Se o artigo for apenas texto, ele vai soar AI e desinteressante.
Incorpore infográficos, diagramas ou imagens que apoiem seus pensamentos e procurem envolver os acadêmicos. Se possível, crie tabelas para retratar as diferenças entre duas entidades ou conceitos e auxiliar na compreensão dos outros.
Dando continuidade ao nosso exemplo anterior, aqui está um gráfico que descreve a ascensão dos Deep Fakes na internet do final de 2017 ao final de 2018 (eixo y em milhares).
Como você pode ver, diversificar os tipos de conteúdo envolve os espectadores instantaneamente. Também fornece mais oportunidades para discutir as ideias de forma detalhada, removendo todos os rastros de IA das peças acadêmicas.
- Obtenha assistência de soluções online
Por fim, recomendamos obter assistência de soluções online para humanizar texto de forma rápida e eficiente. Uma dessas ferramentas que achamos particularmente útil para trabalhos acadêmicos é dada abaixo com um texto de amostra gerado do ChatGPT.
Para testar a saída da ferramenta, passamos por um identificador de IA bem conhecido para ver a porcentagem de conteúdo sinalizado como IA.
Os resultados parecem promissores com 0% de IA, mostrando que o humanizador é, de fato, funcional para tornar o trabalho acadêmico rotineiro mais envolvente.
No entanto, observe que os humanizadores são uma maneira rápida de corrigir seu conteúdo, mas não podem substituir os recursos humanos de escrita ou revisão.
Você precisa fazer ajustes manualmente nas saídas da ferramenta online, adaptando o tom de acordo com o nível de conhecimento do público e verificando erros gramaticais e coerência, entre outras coisas.
Palavras Finais
Neste post, aprendemos sobre algumas maneiras de humanizar o texto para uma escrita acadêmica mais envolvente. Isso incluiu ler o texto de origem em detalhes, verificar o fluxo da escrita, incluir exemplos da vida real, explicar ideias completamente e diversificar os tipos de conteúdo.
Também revisamos uma maneira rápida de humanizar texto com a ajuda de uma ferramenta online. Embora os resultados sejam satisfatórios, ainda é recomendado revisar manualmente as saídas dos humanizadores para melhorar a dicção, a coerência e uma perspectiva polida de peças acadêmicas.