Nesta semana (de segunda-feira, 10, a sexta-feira, 14) o Pronto Atendimento (PA) da Barra estará fechado para reformas. Uma equipe estará no local para orientar que o público procure a UPA do Bairro das Nações ou Hospital Ruth Cardoso.
As obras de reestruturação acontecem após a nova gestão [Instituto Maria Schmitt, o IMAS] assumir o local – o que aconteceu na noite de domingo (9). O IMAS já administra a UPA Nações.
O governo municipal informou que pediu ao SAMU, Corpo de Bombeiros e Rede de Urgência e Emergência que pacientes sejam encaminhados para outro local.
A previsão é que o PA da Barra volte atender às 7h de sexta-feira (14).
Ainda em abril, a diretora do IMAS e responsável pela gestão de pessoas da UPA Nações e agora do PA da Barra, Aline Leal, antecipou ao Página 3 que o Instituto havia conquistado a gestão do PA através de licitação (contrato de R$ 7.411.476,00), tendo o direito de administrar o local por 12 meses, mas o documento prevê gestão de cinco anos e pode ser prorrogado para até 10.
A principal mudança será a presença de pediatra 24h – um pedido antigo da comunidade da região sul e que será atendido, fazendo com que os moradores não precisem mais se deslocar ao Ruth Cardoso ou UPA Nações.
Também haverá sempre dois clínicos gerais. “Defendemos que o atendimento humanizado cura mais do que o diagnóstico. Na UPA Nações temos, após pesquisa que fizemos, 98% de aprovação dos pacientes.
Vemos que o atendimento faz muita diferença, acreditamos no SUS e no serviço humanizado. Nos reunimos com lideranças da região para saber o que eles queriam de melhorias, e o maior pedido era o de pediatra 24h, que agora vamos ter. Acreditamos que em poucos meses vamos conseguir apresentar um quadro de resultados bastante positivos”, disse.
Outra novidade que o IMAS pretende trazer para o PA da Barra é a informatização de 100% da unidade – um pedido que veio diretamente da Secretaria de Saúde. “Eles [a Saúde municipal] estão nos dando um suporte muito positivo. O prefeito Fabrício Oliveira nos deu total aval para fazer manutenções, ajustes e melhorias também. A Barra e a região sul merecem, os moradores são exigentes e terão toda a nossa atenção. Tudo o que tem na UPA Nações vamos aplicar na Barra”, pontuou.