A partir desta sexta-feira (25) o Programa Municipal de Combate à Dengue passará a fazer orientações no PIT (Posto de Informações Turísticas – PIT), localizado na Avenida do Estado, em Balneário Camboriú.
O foco será orientar grupos de turistas que chegam na cidade sobre os cuidados com a dengue e os principais sintomas da doença.
Balneário Camboriú possui 1246 notificações de casos prováveis – destes, 163 foram positivos (71 autóctones, dois importados, 86 indeterminados e quatro em investigação) e 989 descartados.
Segundo o diretor de Vigilância Ambiental, David Cruz, a partir desta sexta-feira (25) duas agentes vão atuar no PIT orientando os turistas que ali pararem, das 8h30 às 17h, e continuarão com o trabalho pelo menos até a próxima semana.
“Elas informarão os principais sintomas e cuidados que a pessoa deve ter. E orientarão onde devem se consultar caso tenham os sintomas. Também iremos realizar as aplicações residuais de inseticida nas garagens de ônibus do município, tendo em vista que pode vir vetores de fora contaminados”, diz.
David comenta que, considerando que, a partir de sábado (26), acontecerá o evento dos Gideões em Camboriú e que Balneário Camboriú receberá potencial frequentadores do evento, é de extrema necessidade orientar essas pessoas – ainda mais por conta de que Balneário está em nível 2 de risco às arboviroses (doenças virais transmitidas por artrópodes, principalmente mosquitos, como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela) e que a prevenção e orientação se faz necessário neste período.
“Considerando ainda que é comum pessoas já virem infectadas, porém assintomáticas, e começarem a apresentar os sintomas enquanto estiverem aqui e que neste período podem transmitir o vírus a outros vetores, é importante a ação de caráter preventivo”, finaliza.