- Publicidade -
- Publicidade -
19.4 C
Balneário Camboriú

Praia Acessível em Balneário Camboriú poderá tornar-se permanente na Praia Central

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Que horas dar comida para o cachorro? Especialista indica rotina ideal

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Cachorro adora rotina — e, se tem algo que eles aprendem rápido, é o...

Duchas ecológicas na Praia Central dependem de aprovação da população 

O secretário de Obras, Cristiano dos Santos, disse que a ducha ecológica, instalada esta semana junto ao novo deck...

Prefeita assina revogação de lei que trata de recolhimento e sacrifício animal em Balneário Camboriú

Para encerrar o Abril Laranja - mês alusivo à campanha de conscientização e prevenção contra a crueldade animal -...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Acessibilidade em retirada (Foto: Maurício Simas)

Desde que o Projeto Praia Acessível, que atende pessoas portadoras de deficiência durante a temporada, na Praia Central de Balneário Camboriú, foi desativado, no último dia 20, vários leitores vêm se manifestando pela permanência do programa o ano todo. 

Balneário Camboriú mantém o programa desde 2018,  para oferecer a possibilidade de um banho de mar real para pessoas portadoras de deficiência, moradoras ou visitantes de Balneário Camboriú e ao mesmo tempo, a infra-estrutura montada na areia, oferece acessibilidade, facilita o movimento para estas pessoas. 

No início o Praia Acessível era realizado sob comando da Fundação Municipal de Esportes, mas nos últimos três anos, tornou-se responsabilidade da Secretaria da Inclusão Social com coordenação da Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (AFADEFI) e Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC).

No último dia 26, o jornal Página 3 publicou reportagem (leia neste link) informando que o projeto tornou-se referência, o número de usuários só aumenta e cada vez mais pessoas pedem que torne-se um programa permanente o ano todo.

O pedido é antigo. Em dezembro de 2023, o programa foi ampliado, de um para quatro meses, na alta temporada. Na ocasião, já havia vários pedidos de permanência o ano todo.

- Continue lendo após o anúncio -

O presidente da Afadefi, Evandro Prezzi, reforça a importância de oferecer este programa o ano todo, atendendo o pedido de moradores e turistas.

“Conforme está relatado na matéria, as pessoas gostam muito e esperam que a permanência o ano todo se torne uma realidade. Segundo a prefeitura, com a revitalização da orla, vai ter acesso para chegar à areia, mas não conheço o projeto ainda”, disse.

“Não somos deficientes só no verão”

(Arquivo Pessoal)

Um destes leitores é Maurício Jorge Simas, o Escova, nativo da praia, que procurou vereadores e pessoas da prefeitura para pedir pela permanência do programa. Também encaminhou um pedido ‘por escrito’ ao Página 3. Acompanhe:

“Sou uma pessoa que devido à sequelas de um acidente uma perna me impede de andar em certos ambientes. Nasci em Balneário Camboriú e a Praia Central continua sendo meu cenário favorito para caminhar. 

Desde o alargamento isto mudou. A areia me impede de andar descalço e de tênis meu pé não me deixa andar. 

Desde então andei só na calçada. 

De repente fizeram uma passarela na altura da Rua 3700 com uma infra-estrutura para atender pessoas com necessidades especiais tipo pra servir de exemplo. Passei a andar novamente perto do mar, e vi tantas outras pessoas se beneficiar do local.

- Continue lendo após o anúncio -

Ótimo, elogiei várias vezes e fiz uma campanha postando nas redes sociais a importância da manutenção o ano todo, pois não somos deficientes só no verão. 

Recebi informações que a administração atual ao invés de retirar, iria criar mais. Comemorei a ideia. 

Mas de repente na ida à praia me deparei com a retirada da infra-estrutura existente. Me manifestei nas redes sociais e recebi elogios e críticas por falta de paciência? Paciência é uma coisa, esperar a boa vontade de ser instalada outra é diferente. Quantos dias vai levar para ter outra? E até lá quem fazia uso fica proibido de ir lá na beira do mar? É isso. Tem uma amigo que me respondeu assim.

“Quer ver uma pessoa deficiente na rua? Tenha uma em casa! Aí vão começar a vê-los, não só vê-los, como vão  começar a ver os problemas de locomoção nas cidades”.

Lei que amplia o programa já existe

Está em tramitação na Câmara Municipal, projeto de lei 10/25 do vereador Guilherme Cardoso, solicitando que o Praia Acessível se torne um programa permanente, que funcione o ano todo nas praias de Balneário Camboriú. 

Além disso, tem um projeto do vereador licenciado Cristiano dos Santos  (hoje secretário de Obras), sancionado pelo prefeito Fabrício Oliveira, que determina o funcionamento do Praia Acessível aos finais de semana e feriados. A lei existe, mas só no papel até agora.

- Continue lendo após o anúncio -

O que diz a prefeitura

O secretário da Inclusão Social, Omar Tomalih, disse ao Página 3 que a intenção é realmente ampliar o programa para o ano todo ou como segunda opção, começar mais cedo, logo depois do inverno.

“Vamos nos reunir com a Afadefi que coordena este programa e faz a gestão do mesmo, para juntos analisar a questão”, disse.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas