O secretário de Obras, Cristiano dos Santos, disse que a ducha ecológica, instalada esta semana junto ao novo deck de acesso ao mar, na altura da Rua 1400, vem chamando atenção e conquistando boa repercussão na cidade.
“A ducha ecológica da 1400 é um projeto-piloto. A partir de agora, a Secretaria de Obras vai ouvir a comunidade para avaliar a aceitação do projeto. Se aprovado, a ideia é levar a ducha para novos pontos, incluindo a da Rua 3000, substituindo as duchas tradicionais”, disse o secretário.
O deck de acessibilidade, instalado sobre a areia e alcançando a beira do mar, foi utilizado para apresentar a novidade à população.
A estrutura, que tem 60 metros de extensão, está instalada na altura da Rua 1400 e a ducha tem iluminação em LED e um painel de 80 polegadas, que apresenta informativos e vídeos institucionais, alimentada por bateria, tem uma novidade, a água utilizada na ducha será captada diretamente do mar, passando por um sistema de filtragem que a torna adequada para o banho.
“Isso reduz o consumo de água potável, promovendo um uso mais consciente dos recursos naturais e funcionando 24h por dia”, segue Cristiano.
Ele também destaca o design do equipamento, que lembra uma onda do mar. A ducha tem 2,40 metros de altura por 2 metros de largura.
Além de ser um atrativo visual e funcional, o deck e a ducha foram projetados com foco na inclusão: pessoas com mobilidade reduzida poderão acessar o local com facilidade, utilizando rampas adaptadas ao longo do deck.
A prefeita Juliana Pavan disse que a ducha é muito mais do que um novo equipamento na praia.
“Ela representa o cuidado que temos com a cidade e com todos que vivem ou visitam Balneário Camboriú. O uso da água do mar, tratada ali mesmo por um sistema de filtragem, mostra que é possível inovar com responsabilidade. É uma estrutura bonita, funcional, inclusiva e sustentável. E o mais importante: foi instalada sem nenhum custo para o município”, destacou a prefeita.

Cristiano disse que é importante ouvir a comunidade e se a resposta for positiva, mais duchas serão instaladas.
“A ideia é instalar outra no deck de acessibilidade da Barra Sul, na altura da Rua 3000, que esperamos entregar em 20 dias e outras duas no Pontal Norte, mas só depois que a obra da macrodrenagem estiver concluída”, disse o secretário. Ele acrescentou que a ideia é firmar parcerias para, gradualmente, substituir os chuveiros tradicionais da orla pelas duchas ecológicas.