- Publicidade -
- Publicidade -
20 C
Balneário Camboriú

Gigante de delivery chinês Meituan anuncia chegada ao Brasil com investimento de R$ 5,6 bi

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Pescadores da Praia Central capturaram mais de mil peixes ‘misturados’ nesta quinta-feira

Vemos isso como coisa boa, porque é sinal de que o peixe está entrando na praia

Senna Tower: maior residencial do mundo foi lançado em Balneário Camboriú

O lançamento oficial do Senna Tower, que será o maior residencial do mundo (saiba mais sobre o empreendimento aqui),...

Parque de neve de Balneário Camboriú aprovado por unanimidade em audiência pública

Contrapartidas devem ser aplicadas para resolver um problema histórico de escoamento da água das chuvas no entorno do Loteamento Schultz.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

(FOLHAPRESS) – A empresa chinesa de delivery Meituan anunciou nesta segunda-feira (12) que irá lançar, nos próximos meses, o serviço de entrega de refeições Keeta no Brasil. O investimento será de R$ 5,6 bilhões.

A empresa está dentro de uma lista mais ampla de novos investimentos chineses no Brasil divulgada pelo governo Lula em evento organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Pequim. Outros destaques são a fabricante de semicondutores Longsys e a rede de sorvetes, chás e sucos Mixue -atualmente a maior cadeia de fast food do mundo.

A Meituan, uma das maiores empresa de delivery de refeições no mundo, possui 770 milhões de usuários ativos na China e, em 2024, chegou a entregar até 98 milhões de pedidos por dia. A empresa está listada na Bolsa de Hong Kong desde 2018 e teve receita de US$ 46,65 bilhões em 2024.

Na China, a estrutura da empresa inclui aeroportos de drones, que fazem entregas aéreas para driblar o tráfego. O serviço foi testado pela Folha em 2023 e, na época, costumava demorar cerca de 15 minutos a menos que as entregas convencionais.

A marca internacional da empresa que chegará no Brasil, a Keeta, foi lançada em 2022 e atua, até agora, em Hong Kong e na Arábia Saudita.

- Continue lendo após o anúncio -

“Estamos ansiosos para trazer o Keeta ao Brasil, com o objetivo de melhorar a experiência dos consumidores, impulsionar o crescimento dos restaurantes parceiros, e gerar mais oportunidades para entregadores em todo o país”, disse Wang Xing, fundador e CEO da Meituan, em nota. Ele participou da cerimônia de assinatura dos investimentos em Pequim junto com o presidente Lula.

A empresa começará a atuar no Brasil em meio a uma guerra de preços no mercado de entrega de comida.

No final de abril, a também chinesa 99Food anunciou que retornará ao Brasil, após atuar entre 2019 e 2023 no país. A estratégia inicial será a redução de taxas sobre restaurantes para concorrer com rivais como o iFood —empresa brasileira que domina o mercado no país— e a colombiana Rappi. A companhia prometeu passar dois anos sem cobrar mensalidade nem comissão dos estabelecimentos que se cadastrarem na plataforma.

A colombiana Rappi também afirmou que ofereceria taxa zero a restaurantes a partir de maio. O CEO negou que a mudança seria uma reação ao retorno da 99Food, e afirmou se tratar de um plano elaborado ainda em 2024 para aumentar a participação da empresa no mercado brasileiro, que gira em torno de 8% atualmente.

Antes da saída da 99Food em 2023, o mercado de delivery no Brasil já dava sinais de estresse. No ano anterior, a Uber anunciou o fim de seus serviços de entrega de refeições de restaurantes pelo Uber Eats no país. A marca era a segunda colocada no mercado, atrás do iFood.

- Continue lendo após o anúncio -

O presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci, em reportagem sobre a guerra de preços do setor, disse à Folha que o delivery de comida no Brasil vem evoluindo nas questões concorrenciais, mas ainda enfrenta alta concentração.

Procurada, a assessoria de comunicação que responde pela Meituan no Brasil informou que ainda não foram divulgadas informações sobre como será o funcionamento da plataforma no país e a estratégia da empresa para o mercado brasileiro.

Em nota, o CEO disse que o Brasil é um grande mercado e com “potencial ainda maior”, e que espera impactar positivamente tanto usuários quanto a indústria e elevar a qualidade do serviço na região.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas