A Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú está oferecendo 53 oficinas para maiores de 60 anos, todas gratuitas e com grande demanda.
O secretário da pasta, Claudir Maciel disse que quando assumiu no início do ano, havia 26 oficinas.
“Mais que dobramos as atividades da SPI em menos de quatro meses. As pessoas estão ouvindo sobre os benefícios de ir na SPI e o público aumentou bastante. As últimas oficinas que implantamos são as de Antiquedas com cerca de 50 participantes, Gastronomia com 80 participantes e Medicina Chinesa com 30 frequentadores”, comentou.
Além destas, também são bem frequentadas as oficinas de Ginástica/Pilatis, Massagem, Alimentos/Bem Estar, Chás/Hortas, Tricô, Aulas de Ritmo, assim como são bem procurados os serviços de Corte de Cabelo, Manicure e Barba.
Novidades anunciadas

“A sede da SPI que era grande está ficando pequena para o grande público que tem frequentado. Nas datas comemorativas do Dia da Mulher, da Páscoa e do Dia das Mães, tivemos público de cerca de 400 pessoas. Isso nos orgulha muito pelo prestígio, mas nos coloca na missão de acelerar a conclusão de um grande projeto que estamos fazendo (já está em fase final), que será o Centro Dia (uma creche para 50 idosos) anexo a um grande Centro de Convivência, onde hoje é a Casa da Sogra”.
O secretário explicou que será um espaço com cerca de 500 m2 onde poderão ser feitos eventos que comportam até mil pessoas (somente idosos 60 +) ou ainda ser dividido modernamente para que ocorram três, quatro eventos ao mesmo tempo.
“Estamos trabalhando para fazer uma revolução na política da pessoa idosa em Balneário Camboriú. Vamos ser a cidade com a maior e melhor infraestrutura para os idosos do estado catarinense, até do Brasil, em termos proporcionais”, adiantou.
Sede central permanece
Mesmo após a inauguração do Centro Dia e do Centro de Convivência no Bairro dos Municípios, a sede central permanece.
“A ideia é manter a sede aqui também. Nosso projeto é ampliar e não substituir. Temos cerca de 30 mil idosos na cidade. Precisamos ampliar o alcance da SPI levando estas oficinas aos nossos bairros também. Mas já inclui no Plano Pluri Anual (PPA) a permanência da atual sede da SPI com possibilidade até de aquisição do imóvel, porque está bem localizado a aqui para atende a região central”, afirmou o secretário
Oficinas
Saiba mais sobre algumas das oficinas mais procuradas na SPI e os dia/horários de atendimento:

Antiquedas/Equilíbrio
- Sextas-feiras, às 15h
A oficina “Método Anti Queda” traz a proposta de trabalhar na melhora do equilíbrio, agilidade e força muscular. O professor responsável, Alexandre Craveiro, explicou que o método é uma combinação de exercícios funcionais e técnicas de fortalecimento muscular e equilíbrio, adaptados às necessidades específicas de cada idoso.
Segundo o professor, a metodologia oferece resultados como maior segurança ao caminhar e menor incidência de quedas, o que, consequentemente, resulta em menos hospitalizações, pois atua de maneira preventiva.
Coaching
- Segundas-feiras – 16h30 às 17h30. Não é preciso fazer inscrição prévia
A oficina apresenta ferramentas científicas, elaboradas por professores e estudiosos da área de inteligência emocional e terapêutica.
O responsável pelas aulas é Jorge Ivo García Junior, profissional de educação física com MBA em Coaching e formação como palestrante em Inteligência Emocional.
“Podemos ajudar na inteligência emocional da terceira idade, para que possam aprender a se relacionar, primeiramente, com suas emoções e depois com as outras pessoas”, explicou.
Ritmos

- Quartas-feiras, das 10h às 11h. Não é necessário agendamento prévio
A oficina também conhecida como dançaterapia, utiliza a dança associada a vários movimentos, que trazem benefícios para o físico e para o psicológico; melhora a coordenação motora e a memória, devido a necessidade de decorar movimentos. Neste sentido, pode ajudar pacientes com doenças degenerativas relacionadas à cognição, como o Alzheimer.
A oficina é ministrada pela voluntária Paula Mendes, dançaterapeuta e palestrante.
“Faz alguns anos que venho trabalhando como voluntária na rede em Balneário Camboriú, e ver minha avó com saúde, aos 93 anos, dançando na SPI, me encanta. São 30 mil idosos residentes na nossa cidade, um público que merece todo nosso respeito. É com muito carinho que faço esse trabalho”, disse.
Ginástica e fortalecimento, alongamento, pilates e aeróbica

- Segunda-feira: aeróbica, das 8h às 9h30
- Terça-feira: ginástica e fortalecimento, das 8h às 9h
- Quarta-feira: pilates solo, das 9h às 10h; e funcional, das 14h às 15h
- Quinta-feira: ginástica e fortalecimento, das 8h às 9h; e alongamento, das 10h30 às 11h30
- Sexta-feira: pilates solo, das 8h às 9h
O pilates trabalha o fortalecimento muscular e alongamento, oferecendo um alívio para dores nas articulações. A prática vai além do exercício físico, pois melhora a saúde e o bem-estar dos idosos, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.
O alongamento é uma técnica recomendada aos idosos, para aumentar a amplitude de movimentos e restaurar a flexibilidade muscular, prevenindo lesões e reduzindo o risco de quedas.
Aeróbica trabalha a respiração, já que os exercícios envolvem o consumo de oxigênio, responsável pela geração de energia do corpo. Basicamente a oficina trabalha as funções pulmonar e de vias aéreas, cardiovascular e musculoesquelética.
As oficinas são ministradas pelas voluntárias Bruna Silveira de Morais e Gabriela Diniz.
Bruna atua pela Fundação Municipal de Esportes, é formada em Educação Física e pós-graduada em Atividade Física para Terceira Idade.
“Meu principal objetivo é promover o exercício além da beleza, beneficiando cada idoso com saúde, bem-estar e entretenimento, porque a atividade física vai muito além de corpo e mente”, destacou.
Gabriela Diniz é funcionária da Secretaria de Saúde e também atua como instrutora de pilates na SPI duas tardes por semana. Para ela, disponibilizar oficinas que geram essa movimentação corporal traz mais funcionalidade para as pessoas 60+.
“O idoso funcional é um idoso mais saudável, independente, que consegue se virar no dia a dia com as coisas dele, sem ficar dependendo dos outros. De maneira geral, isso traz benefícios para o próprio município também”, comenta Gabriela.
Massagem relaxante/massoterapeuta antiestresse

- Sextas-feiras, das 9h às 12hs, mediante agendamento.
A massagem relaxante terapêutica é indicada na diminuição da tensão muscular, estresse diário, alívio das dores do corpo, além do relaxamento da mente.
A massoterapeuta Joana Costa Camarão explica que a técnica é realizada através de movimentos suaves e contínuos, massageando cada parte do corpo do idoso, ajudando no relaxamento dos músculos e articulações.
“A massagem ajuda no equilíbrio entre corpo e mente, diminuindo até mesmo a indisposição que muitas vezes a idade traz”, disse Joana que é massofilaxista formada há mais de 34 anos, com especialização em Primeiros Socorros e Estética Facial.
Corte de cabelo

- Segundas-feiras, das 13h às 17h, é necessário agendar horário na secretaria
O serviço é gratuito. A cabeleireira profissional, Rosândia Freitas, desenvolve o serviço desde 2022 na SPI.
“Fazer parte do grupo de voluntários me faz sentir útil, em especial para elevar a autoestima das pessoas com mais de 60 anos. O cuidar, se doar, fazer caridade não importa a quem, dar amor e cuidado a um idoso é dever de todos nós, pois um dia todos nós vamos envelhecer. O voluntariado é se doar ao próximo”, concluiu.
Barba

- Quartas-feiras, das 7h30 às 13h30, é preciso agendar horário
A oficina de barbeiro oferece diversos serviços, inclusive corte de cabelo, masculino e feminino. O voluntário Richard Dario Pintos Ramirez, Oficial Maior de Bombeiro e instrutor de incêndio aposentado, atua agora como barbeiro profissional na cidade.
“Colaborar na qualidade de vida do idoso é o que me motiva”, disse.
Manicure

- Quartas-feiras, das 15h às 17h, com agendamento.
A voluntária Maria Doralice de Araújo Dias, manicure profissional é especializada no atendimento aos idosos.
“Eu gosto muito de cuidar dos mais velhos, sem esperar nada em troca, por isso me propus a fazer o voluntariado na SPI. Isso me faz bem”, conta.
Chás e Hortas Orgânicas

- Terças-feiras, das 9h às 11h.
A oficina de chás compartilha informações de conhecimento, e o uso de plantas medicinais, conhecidas como fitoterápicos. O objetivo é levar ao idoso o conhecimento sobre o uso correto e seguro ao tomar um chá que poderá ajudar no cuidado da sua saúde.
Na oficina de hortas orgânicas, o objetivo é mostrar que é possível ter hortaliças e legumes frescos e orgânicos. Para fazer uma horta orgânica é preciso planejar e escolher o local ou o vaso para plantar. As aulas ensinam inclusive a escolher a semente e a água de boa procedência, além da necessidade de uma terra boa, adubo orgânico ou húmus de minhoca.
As oficinas, ministradas pelo voluntário Nairo Adão Peixoto Ribeiro, farmacêutico, técnico em chás, homeopatias e florais.
“É com grande satisfação e alegria que realizo meu voluntariado na Secretaria da Pessoa Idosa, realizando oficinas de chás e hortas orgânicas. Através do conhecimento é que podemos preservar vidas e o meio ambiente”, concluiu Nairo.
Alimentos e Bem-Estar

- Sextas-feiras, das 9h às 10h e 16h às 17h.
A oficina “Roda de Conversa – Energias dos Alimentos e Bem-Estar”, fala sobre as vibrações que as plantas carregam e que influenciam nas emoções e saúde, a macrobiótica e a harmonia entre corpo e mente através da escolha dos alimentos, e como a gastronomia pode transformar esses conceitos em experiências sensoriais e nutritivas.
Daniela Quirino, especialista em macrobiótica, gastronomia saudável, corpo e mente, e desenvolvedora de cosméticos naturais, ministra a oficina.
“Com um olhar integrativo, compartilharemos conhecimentos, práticas e receitas que ajudam a potencializar a energia vital e promover o bem-estar no dia a dia”, descreveu Daniela.
Tricô e Crochê

- Quintas-feiras, das 14h às 16h
A instrutora Rosa Maria Lopes dos Santos disse que a oficina é uma excelente oportunidade para que os idosos ampliem suas redes de amizade e desenvolvam novas habilidades.
“Ensinamos e aprendemos muito com essa troca. Este ano, com a chegada do frio, um dos nossos objetivos será a doação de alguns trabalhos em lã para asilos de Balneário Camboriú e Camboriú”, explicou.
A oficina oferece técnicas básicas que permitem aos idosos confeccionarem peças de roupas, toalhas e outros artigos, garantindo uma atividade enriquecedora em grupo. Os serviços contam com o auxílio das professoras Lenira Arsego e Maria de Lourdes Strieder Hartmann.
Teatro

- Quartas-feiras, das 10h às 11h.
A oficina reúne idosos interessados na prática e que estejam dispostos a participar de apresentações em datas comemorativas.
O grupo mantém também uma parceria com o Projeto Intergeracional, que promove uma confraternização com as crianças dos Núcleos de Atenção Infantil do município, buscando estimular o convívio social entre diferentes gerações. Atualmente, a turma de teatro apresenta temporadas de dublagens em todas as oficinas da SPI e no Lar dos Idosos.
A coordenadora, diretora e roteirista do grupo, Maria Alice Violetinha, explica que a ideia de formar o grupo aconteceu durante uma palestra na SPI sobre violência ao idoso.
“Lembrei de uma cena que fiz há 40 anos, então resolvi apresentar a ideia para a administração da Secretaria da Pessoa Idosa que aprovou e logo começamos a ensaiar e apresentar, até que um dia veio a proposta de transformar essa nossa paixão em oficina. Nossas apresentações e dublagens são feitas com muita dedicação e disciplina”, frisou.
O grupo de Teatro 60+ é formado por Uta Horstmann, Margarete Machado, Denize Valeria, Cleonice Conterato, Marly Moraes, Hortensia Gillet, Wilma Santiago, Jeane Schimidt, Neli Tavares, Maria Alice Violetinha, Maria Helena Xavier, e Izélia Duarte.
Entre os benefícios do teatro, estão a estimulação cognitiva que desafia o cérebro e promove a manutenção de mentes ativas e saudáveis; o bem-estar emocional, que permite a expressão pessoal de emoções, sentimentos e pensamentos, reduzindo o estresse, a ansiedade e a depressão; a interação social por meio do compartilhamento de experiências artísticas; e a qualidade de vida.