A Auto Viação Suzano disponibilizou aplicativo para a população de Balneário Camboriú acompanhar as rotas dos ônibus BC Bus, após ter sido notificada pela prefeitura (relembre aqui).
A Comissão Parlamentar Especial (CPE) da Tarifa Zero da Câmara de Balneário Camboriú vem fiscalizando e acompanhando o trabalho da empresa.
O presidente da CPE, vereador Eduardo Zanatta, explicou que a prefeitura tinha notificado a empresa e que a comissão tem cobrado e recebido reclamações sobre o sistema – uma das questões era a falta de identificação de que era BC Bus, sendo que foi colocada a comunicação externa, e em segundo a ausência de aplicativo para moradores acompanharem as linhas, rotas e horários.

“Era muito útil, ainda no app da Transpiedade (antiga concessionária), que mostrava, com sistema gps, o horário real onde estavam os ônibus. O app da Viação Suzano está funcionando, mas sem o acompanhamento real. Pedimos para eles disponibilizarem e falaram que estão trabalhando para disponibilizar para a comunidade, o que precisa acontecer de forma mais breve possível. O app em si começou a funcionar na última semana, para Android e iOs, e mostra as linhas e horário estimado de chegada no ponto”, diz.
Zanatta comenta que na segunda-feira (19) os membros da CPE (ele, Aldemar Bola Pereira, Alessandro Teco, Mazinho Miranda e Ricardinho da Saúde) fizeram a rota da Linha Anil da BC Bus – que sai do Bairro Ariribá, na Avenida do Estado, e vai até o Bairro Estaleirinho.
O ônibus que era para chegar às 15h chegou somente 15h21 e os vereadores levaram 1h40 para fazer o percurso.
“Identificamos que só na Quarta Avenida, o ônibus entra três vezes – desce do elevado da Quarta Avenida, sobe a Alvin Bauer e vai até a rodoviária, volta para a Quarta Avenida, vai pela Rua 904, vai até a Igreja Santa Inês, sobe a Rua 1.500 e volta para a Quarta Avenida. Poderia ter uma linha direto pela Quarta Avenida, sem necessariamente fazer toda essa volta”, explica.
O vereador salienta que identificaram que as linhas repetem muito as principais avenidas e faltam rotas pelos bairros.
Ele informa que conheceu um trabalhador, morador do Bairro Estaleirinho, que disse que sai às 17h do trabalho, pega ônibus na frente da Unimed às 19h10, e que no verão levava 3h para chegar em casa.
“São 5h para chegar em casa! Isso é inadmissível. Balneário Camboriú é a segunda menor cidade de Santa Catarina. Identificamos que hoje a grande discussão que precisa avançar é a ampliação da frota, com mais ônibus rodando e aumento das rotas nos bairros para os trabalhadores e moradores, com linhas mais diretas e que não se repitam tanto, por isso vamos organizar audiência pública, que vai ser dia 5 de junho, quinta-feira, às 19h. Já estamos enviando convites para a prefeitura, Auto Viação Suzano e para lideranças comunitárias da cidade. O relatório que está sendo produzido pela comissão vai conter todos esses detalhes”, completa.