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Balneário Camboriú

Alunos da Univali tem conteúdo didático incluído em plataforma do MEC

Vídeos podem ser utilizados no ambiente escolar

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Dois vídeos produzidos por acadêmicos de Engenharia Ambiental e Sanitária, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foram recentemente publicados na plataforma MEC RED, do Ministério da Educação (MEC). O conteúdo aborda, de forma didática e lúdica, sobre os temas “inundação” e “tempestades” e podem ser utilizados no ambiente educacional.

O conteúdo foi desenvolvido no formato de Recurso Educacional Digital (RED) e foi desenvolvido pelos acadêmicos como requisito de avaliação na disciplina Sistemas de Drenagem e Irrigação, ministrada pela professora da Escola Politécnica da Univali, Ariadne Farias. A edição final do RED foi executada em parceria com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Educação Especial.

De acordo com a docente, Ariadne Farias, no final de 2024, o conteúdo foi aprovado pelo Comitê de Professores responsável pela atualização do material didático do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE). A partir desta aprovação, em 2025, o conteúdo passou a integrar os recursos didáticos dos materiais que são disponibilizados às 1,4 mil escolas que aderiram ao PDCE.

“Os REDs foram pensados e produzidos para o PDCE, deste modo, inicialmente foram disponibilizados aos 78 mil alunos e 2,8 mil professores das escolas que integram o Programa no estado de Santa Catarina. No entanto, durante as nossas pesquisas, surgiu a oportunidade de ampliar a disseminação deste conhecimento a nível de Brasil, por meio da plataforma MEC RED. Ao conseguirmos este feito, a iniciativa consolidou-se como uma contribuição importante dos nossos acadêmicos no âmbito da Educação para a Redução de Riscos e Desastres, a ERRD, em todo o país”, conta a docente.

A professora da Politécnica explica que descobriu a plataforma do MEC durante as pesquisas sobre os REDs. Na ocasião, buscava estratégias inovadoras para a prática docente, de modo a incentivar os acadêmicos a serem protagonistas na produção e difusão do conhecimento técnico-científico para a redução de riscos e desastres.

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Confira os vídeos

O vídeo intitulado “Tempestades” foi produzido pelos alunos Amilton Marcos Soares, Isadora da Silva Mello, Jullia Comicholli Jargas e Justine Putallaz, sob orientação da professora Ariadne Farias. O conteúdo pode ser visualizado aqui.

O vídeo intitulado “Inundações” foi produzido pelos alunos Beatriz Machado, Giovanna Bosqueiro e Stephany Alves, também sob orientação da professora. O conteúdo pode ser visualizado aqui.

Artigo premiado

Os vídeos, desenvolvidos pelos acadêmicos da Univali, estão citados no artigo “Educação para redução de riscos e desastres: experiências no estado de Santa Catarina/Brasil”, que foi premiado no mês passado, em Curitiba, durante o 6º Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino-Americana – SRA-LA. Na ocasião, o artigo foi reconhecido como o melhor no eixo Educação, Participação Comunitária e Redes, apresentado durante o evento.

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O artigo foi produzido pela pesquisadora Ariadne Farias com a co-autoria da coordenadora do PDCE, Regina Panceri e do pesquisador do Instituto de Pesquisa Hidráulica – IPH, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Masato Kobiyama. Em breve, o trabalho completo será publicado nos Anais do 6º Congresso da SRA-LA.

Texto: Assessoria Comunicação Univali

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