- Publicidade -
- Publicidade -
13.7 C
Balneário Camboriú

Audiência pública sobre compra de vagas na rede privada acontece nesta segunda-feira, na Câmara

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Implantação do Colégio Adventista em Balneário Camboriú será discutida em audiência pública 

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realiza na quinta-feira (3), às 19h30, uma audiência pública no plenário da...

36ª Festa dos Pescadores tem comemoração especial este ano: o centenário da Colônia Z7 da Barra

O evento, que celebra a atividade pesqueira e a cultura alimentar daquela região, inicia na sexta-feira (4) e segue até domingo (6)

Inscrições abertas para evento internacional de tejo, que acontecerá em julho em Balneário Camboriú

A organização é do Círculo Argentino junto com a Fundação Municipal de Esporte da cidade
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realiza nesta segunda-feira (30), às 18h30, audiência pública para debater a proposta da Secretaria Municipal de Educação de adquirir vagas em escolas privadas com recursos públicos, prática que iniciou na gestão do ex-prefeito Fabrício Oliveira.

A audiência acontecerá no plenário da Câmara e é organizada pela Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social (CECSAS), formada pelos vereadores Eduardo Zanatta (PT), presidente; Aldemar Bola Pereira (PSD) e Ricardinho da Saúde (PRD). 

A solicitação partiu da Associação de Professores e Especialistas de Balneário Camboriú (APROBC) e foi aprovada pela comissão.

A presidente da APROBC, Dayane Regina Masselai, ressalta que a proposta levanta preocupações legais, pedagógicas e sociais, e que a Constituição Federal garante que a educação é um direito público e dever do Estado (Art. 205), devendo ser oferecida prioritariamente em instituições públicas (Art. 206, IV). 

Dayane ainda alerta que experiências internacionais com modelos semelhantes — baseados em vouchers — não resolvem os problemas da educação pública e, muitas vezes, ampliam as desigualdades. 

- Continue lendo após o anúncio -

Ela cita denúncias recentes envolvendo instituições privadas conveniadas, com registros de alimentação inadequada, agressões verbais e descaso com o bem-estar das crianças, como exemplos dos riscos desse tipo de política.

“A ausência de controle e transparência torna esse modelo ainda mais preocupante, ao privilegiar interesses privados em detrimento dos direitos das crianças. 

Diante disso, a APROBC reafirma sua posição contrária à terceirização da educação e convida toda a comunidade para debater esse tema tão sério e urgente”, afirma.

PL 70 foi retirado de pauta, mas debate continua

A presidente lembra ainda que, em abril, a APROBC enviou um ofício a todos os gabinetes dos vereadores se posicionando contra o Projeto de Lei 70, que tratava da compra de vagas na rede privada. 

O movimento resultou em emendas ao projeto, mas a proposta acabou sendo retirada de pauta pela administração municipal.

“Esse assunto é muito sério. Dinheiro público deve ser investido em escola pública — é isso que defendemos. Balneário Camboriú precisa construir novas unidades escolares, e não terceirizar o que é dever do Estado”, conclui.

A audiência é aberta à comunidade e representa uma oportunidade para debater democraticamente os rumos da educação no município.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas