A construtora GPC Empreendimentos protocolou junto à prefeitura de Itapema um projeto que solicita estudos para implementação de um torre de observação com 500m de altura (a maior da América Latina e a quinta mais alta do mundo) e investimento de R$ 300 milhões.
Se a torre for de fato construída deverá ter ‘mirantes, experiências gastronômicas e espaços culturais’, segundo informa a nota que está sendo exibida por corretoras nas redes sociais. Inclusive o próprio prefeito de Itapema, Alexandre ‘Xepa’, confirmou o projeto em uma entrevista em rádio.
O Página 3 questionou a prefeitura de Itapema e, através da assessoria, foi informado que o projeto mencionado refere-se a um estudo técnico preliminar de viabilidade, apresentado por iniciativa privada ao Conselho Gestor de Concessões e Parcerias Público-Privadas do município.
“O estudo está em fase inicial e não representa, neste momento, a autorização de construção, nem a celebração de contrato com o poder público. O procedimento segue os trâmites previstos na legislação de parcerias público-privadas (PPP), que exige uma série de análises técnicas, jurídicas e financeiras antes de qualquer decisão definitiva.
Ressaltamos que o estudo não gera custos ao município, e a apresentação da proposta não garante sua execução. Qualquer avanço dependerá de pareceres técnicos, de chamamento público e, se for o caso, de futura aprovação legal.
A prefeitura reitera seu compromisso com a transparência e o planejamento responsável, garantindo que todos os projetos de impacto urbano e turístico sejam conduzidos com o devido cuidado, respeitando os processos legais e o interesse coletivo”, informou o governo municipal de Itapema.