A Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov) vai selecionar 50 moradoras maiores de 16 anos, com ensino médio completo ou em fase de conclusão, para uma capacitação, gratuita e online, com objetivo de inserção no mercado de desenvolvimento de software.
O curso ‘TechDelas – Novas Desenvolvedoras’ será realizado em parceria com o Laboratório de Inovação e Tecnologia (LabTec) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) de Balneário Camboriú e integra a campanha Agosto Lilás, mês que aborda a conscientização e o combate à violência contra a mulher, porque ele abre novas possibilidades de trabalho para o público feminino.
As inscrições estão abertas até o dia 19 e podem ser realizadas por meio do link. O edital pode ser conferido no site da Udesc – (acesse aqui).
A relação das alunas selecionadas será publicada em 29 de agosto no site da prefeitura e Udesc e enviada por e-mail.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan enfatizou a importância de iniciativas como essa, que promovem a inclusão, gerando profissão que majoritariamente tem sido ocupada por homens.
“Nós acreditamos e estamos mostrando na prática que as mulheres também fazem parte da inovação, da tecnologia e do futuro que estamos construindo por meio da nova matriz econômica da cidade. Cursos como o TechDelas promovem a inclusão, a capacitação e a inserção das mulheres em uma área estratégica para o desenvolvimento econômico e social, oportunizando mulheres a terem uma nova fonte de renda”, enfatizou.
O secretário de Governo, Inovação e Orçamento, Leandro Índio da Silva, detalhou que o curso oferece uma formação completa em programação digital, abrangendo linguagens e tecnologias fundamentais.
“As alunas terão acesso facilitado ao conteúdo, com acompanhamento contínuo, materiais atualizados e suporte técnico especializado para otimizar a aprendizagem. Iniciativas como esta ajudam a ampliar a participação feminina no setor tecnológico e fortalecer a matriz econômica local”, afirmou.
A professora e pesquisadora Bruna Fraga, coordenadora do Laboratório de Inovação e Tecnologia (LabTec) da UDESC Balneário Camboriú, que é uma forma de incentivar mulheres da cidade a ocuparem espaços estratégicos no mercado de TI, criando soluções digitais e novas oportunidades para suas carreiras.
Sobre o curso
O curso TechDelas será realizado totalmente online, com aulas disponibilizadas na plataforma Moodle/UDESC. As alunas terão acesso a uma estrutura completa de aprendizagem, com vídeo-aulas gravadas e de fácil acesso, materiais de estudo atualizados, acompanhamento contínuo por e-mail, professores especialistas em cada temática abordada e suporte para dúvidas pelo e-mail [email protected].
Durante as aulas, serão abordados os seguintes conteúdos: HTML, CSS, Bootstrap, lógica de programação, banco de dados, PHP e JavaScript.

