Udesc de Balneário Camboriú realiza evento nesta terça para celebrar descoberta de 22 asteroides

- Publicidade -
- Publicidade -

Vereador Naifer visita novo ponto de drogas próximo a escola em Balneário Camboriú

Uma fiscalização realizada pelo vereador Naifer Neri, na segunda-feira (22), acendeu um alerta sobre a ocupação irregular de um terreno particular no Bairro São Judas Tadeu, em Balneário Camboriú.

Balneário Camboriú precisa revisar suas calçadas para garantir caminhadas seguras à população

Todos os prefeitos de Balneário Camboriú, nos últimos anos, fizeram discursos se apresentado como campeões da mobilidade, mas esqueceram...

Lula visita Itajaí nesta sexta-feira, veja agenda atualizada

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará em Itajaí nesta sexta-feira (26) para cumprir uma agenda...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI), realiza nesta terça-feira (25), às 19h, a solenidade de encerramento do programa Meninas Cientistas e entrega de medalhas do Programa Caça Asteroides, no campus que fica na Alameda Lourival Cesário Pereira, s/n, no Bairro Nova Esperança.

Durante o evento, será feita uma homenagem especial às alunas que concluíram o Projeto Meninas Cientistas no ano de 2025 e entrega de medalhas aos alunos que realizaram a detecção de 22 asteroides, resultado de sua participação no Programa Caça Asteroides, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC) e a NASA.

A Udesc Balneário Camboriú teve três equipes que participaram do Caça Asteroides. Uma equipe do Meninas Cientistas e duas de alunos de graduação em Engenharia de Petróleo.

As análises realizadas pelas estudantes permitiram identificar asteroides classificados como “preliminares”, ou seja, corpos celestes que tiveram sua existência observada e confirmada por meio de imagens astronômicas, mas que ainda aguardam etapas seguintes de validação internacional.

A coordenadora do curso, Muriel de Pauli, professora do departamento de Engenharia de Petróleo da Udesc Balneário Camboriú, explica que o encontro marca o encerramento de um ciclo de descobertas, aprendizado e incentivo à participação de meninas nas ciências exatas e na astronomia.

“Reafirmando o compromisso da Udesc em promover a formação científica desde a educação básica. Após o reconhecimento como “preliminar”, os objetos podem receber a classificação de “provisórios”, e, por fim, alcançar o status de asteroide nomeado, momento em que a pessoa responsável pela descoberta tem o privilégio de escolher o nome do novo corpo celeste”, diz.

- Continue lendo após o anúncio -
Caça Asteroides (Foto Divulgação/Udesc)

Saiba mais sobre o programa

O Programa Meninas Cientistas, desenvolvido pela Udesc Balneário Camboriú, atende meninas de 10 a 13 anos e tem como objetivo estimular o interesse pela ciência e tecnologia. As participantes recebem aulas de Informática e Programação, além de atividades voltadas ao desenvolvimento profissional e científico, contribuindo para ampliar a representatividade feminina nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

As inscrições para o próximo ano estão abertas, as meninas interessadas podem realizar sua pré-inscrição no Projeto Meninas Cientistas pelo site da Udesc – Cesfi (www.udesc.br/cesfi). O programa é gratuito. Para mais informações, entre em contato com o Labtec no e-mail [email protected] ou acesse o perfil no Instagram – www.instagram.com/labtec_udesc.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas