A rede municipal de ensino de Balneário Camboriú foi contemplada com o Selo Prata na segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB).
O reconhecimento é direcionado a estados e municípios que desenvolvem políticas e práticas efetivas para garantir o direito das crianças à alfabetização na idade adequada, especialmente até o 2º ano do ensino fundamental.
O trabalho desenvolvido em Balneário Camboriú está alinhado às diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, às orientações do Programa Alfabetiza SC e às matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Santa Catarina (SEAESC), com planejamento pedagógico articulado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo do Território Catarinense.
A rede mantém como prioridade a consolidação da leitura e da escrita até os primeiros anos do ensino fundamental, com ações dentro e fora da sala de aula, incentivo à oralidade, ampliação do repertório literário e formação permanente dos profissionais.
Entre as principais estratégias já implementadas estão a formação continuada de professores alfabetizadores, o monitoramento permanente dos indicadores de aprendizagem, a aplicação e análise de avaliações diagnósticas internas e externas e a organização de intervenções pedagógicas com base em evidências.
O acompanhamento às unidades escolares também foi intensificado, fortalecendo a atuação conjunta entre gestores, supervisores e docentes e consolidando uma cultura de planejamento orientado por dados.
Esforço coletivo, diz o secretário
Segundo o secretário de Educação de Balneário Camboriú, Leandro Rodrigues da Silva, o ‘Índio’, a manutenção do Selo Prata é resultado direto do esforço coletivo da rede municipal e da construção de uma política estruturada para a alfabetização.
“Montamos um grupo de trabalho para elaborar uma política de alfabetização e acompanhamento dos estudantes. Também estamos trabalhando para implantar uma metodologia com materiais específicos para alfabetização nos primeiros e segundos anos. Essa estratégia vem no sentido de formar gestores, especialistas e professores, visando melhorias dos indicadores e especialmente com planejamento vislumbrando o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Celebramos a manutenção do selo prata e nossa projeção é melhorar os indicadores nas próximas avaliações. Isso demonstra o esforço do atual governo em garantir melhoria contínua nas estruturas da rede e também no processo pedagógico. Essa conquista é mérito dos profissionais da rede”, disse.
A partir dos resultados obtidos, o município traçou metas estratégicas para os próximos ciclos, com o objetivo de avançar no desempenho educacional e alcançar níveis mais elevados de reconhecimento. Entre as prioridades estão a ampliação do percentual de estudantes com aprendizagem adequada, a redução das defasagens e o fortalecimento contínuo da formação docente.
Também estão previstas ações como a aquisição de materiais pedagógicos estruturados, a ampliação do acervo de literatura infantil e a disponibilização de recursos didáticos específicos para o processo de alfabetização, buscando qualificar ainda mais as práticas em sala de aula e garantir bases sólidas para o percurso educacional dos estudantes.
