Professora Zélia Zanella assume a Educação de Balneário Camboriú nesta segunda-feira

- Publicidade -
- Publicidade -

Após adiamento, oficina sobre o Parque Inundável será realizada na segunda-feira em Camboriú

Após ter sido adiada, a oficina participativa sobre o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório...

CASACOR SC abre ao público neste domingo em Balneário Camboriú, com 30 ambientes

A edição 2026 da CASACOR SC em Balneário Camboriú abre ao público neste domingo (7), reunindo 30 ambientes assinados...

Vereador pede ativação de abrigos de inverno para população em situação de rua em Balneário Camboriú

O vereador Eduardo Zanatta (PT) protocolou uma indicação solicitando que a Prefeitura de Balneário Camboriú ative abrigos de inverno...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Nesta segunda-feira (9), acontece a cerimônia de posse da nova secretária municipal de Educação, a professora aposentada Zélia Zanella, que possui mais de três décadas de atuação na rede pública de ensino. O evento acontecerá às 9h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, e será conduzido pela prefeita Juliana Pavan.

Durante a solenidade, além da oficialização da nova secretária, também serão apresentados um balanço das ações recentes da pasta e os planos de investimentos previstos para a Educação ao longo de 2026.

Zélia assume a função após o período em que a secretaria esteve sob comando interino do administrador Leandro Arthur Rodrigues da Silva (Índio), que ocupa o cargo desde outubro de 2025, quando a então secretária Maria Ester Menegasso deixou a função.

Trajetória na educação pública

Professora aposentada da rede municipal, Zélia Zanella tem uma carreira de 34 anos dedicados à educação básica. Segundo ela, a prioridade à frente da pasta será dar continuidade aos projetos já iniciados e fortalecer o diálogo com a comunidade escolar.

“Vamos dar continuidade aos trabalhos já iniciados na Secretaria da Educação e ter sempre um olhar para os nossos profissionais e para as nossas crianças que frequentam a rede. A ideia é incentivar e buscar ouvir professores, gestores e toda a comunidade escolar”, afirmou.

Zélia esteve na sede da Secretaria de Educação nesta semana para iniciar o processo de transição e conhecer mais de perto as demandas da pasta.

- Continue lendo após o anúncio -

Balanço da gestão interina

Ao deixar o cargo, Índio destacou que os quatro meses à frente da secretaria foram marcados por desafios, mas também por avanços importantes para a estrutura da educação municipal.

Entre as iniciativas citadas por ele está a criação de uma unidade administrativa específica para gerenciar ações de infraestrutura escolar, além de projetos que já tramitam na Câmara de Vereadores para autorizar a contratação de uma equipe própria de engenharia para a Educação.

Outro destaque é o programa Empresa Nota 10, que permitirá a participação da iniciativa privada em pequenas melhorias e intervenções nas escolas, além do programa Escola Forte, que prevê o repasse direto de recursos para as unidades educacionais, garantindo maior autonomia aos gestores.

O secretário também ressaltou o acordo firmado com o sindicato da categoria para o pagamento escalonado do piso do magistério, cuja primeira das três parcelas já foi quitada.

“Foi um período de muitas lutas diárias, mas também de vitórias e avanços que vão contribuir para resolver gargalos históricos da rede. Para mim foi uma honra assumir a secretaria. Entrego o cargo à professora Zélia, que tem origem na educação pública do município e certamente contará com nosso apoio para que a educação de Balneário Camboriú recupere a excelência que nunca deveria ter perdido. Ela foi minha professora de Português no CEM Presidente Médici e a ex secretária, Maria Ester Menegasso, foi minha professora na graduação. Me sinto honrado”, afirmou.

Após a transição, Leandro Índio retorna ao comando da Secretaria da Casa Civil.

- Continue lendo após o anúncio -

Educação como prioridade

A prefeita Juliana Pavan destacou que a escolha de Zélia Zanella para o cargo foi motivada pela experiência e pela trajetória construída dentro da rede municipal.

“Convidei a Zélia porque ela tem experiência, conhece a realidade da rede e tem compromisso com a qualidade do ensino. Ela chega para somar ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela equipe”, afirmou.

Segundo a prefeita, a Educação é uma das principais bandeiras da atual gestão e seguirá como prioridade. Entre os desafios apontados estão melhorar os índices educacionais, fortalecer o trabalho pedagógico e ampliar a formação continuada dos professores.

“A educação transforma o futuro da cidade. É um trabalho de equipe, com professores, gestores e toda a comunidade escolar. Queremos manter o diálogo e a escuta ativa para trazer resolutividade às demandas da rede”, completou Juliana.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas