Conferência do Movimento ODS em Balneário Camboriú define propostas de inclusão e sustentabilidade 

- Publicidade -
- Publicidade -

Press trip traz influenciadores de cinco capitais para divulgar Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar

Criadores de conteúdo somam mais de 1 milhão de seguidores e participarão de roteiro por atrativos turísticos, gastronomia e experiências nesta semana

UDESC Balneário Camboriú abre vagas para cursos gratuitos de línguas

Aulas de Inglês, Japonês e Português para Estrangeiros são abertas a pessoas de todas as idades e começam nesta semana

Morador de Camboriú faleceu após acidente com quadriciclo no Braço

Valmeri Teixeira, conhecido como “Mimi”, de 55 anos morreu após sofrer um acidente com um quadriciclo na tarde de...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A UDESC Balneário Camboriú sediou, na terça-feira (31), a Conferência Livre do Movimento ODS, com mais de 100 participantes, incluindo representantes do poder público, legislativo, sociedade civil e setor privado, para deliberar sobre as prioridades que serão levadas à capital federal.

O encontro resultou na escolha de dois eixos centrais que fundamentarão as propostas da região em Brasília:

Inclusão: Foco na aplicação das políticas nacionais vigentes através da pactuação entre estados e municípios. A proposta exige o envolvimento dos três poderes para garantir plena acessibilidade, equidade e a inclusão de todas as diversidades humanas.

Sustentabilidade: Fortalecimento das políticas municipais de educação ambiental e climática. O texto baseia-se nas Leis 9.795/1999 e 14.926/2024, incentivando a adesão ao Plano de Combate ao Lixo no Mar (PPPZCM) e a implementação do Currículo Azul, com foco em gestão sustentável e financiamento para ações permanentes.

Além das diretrizes, foram aprovadas três moções estratégicas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o compromisso local com a Agenda 2030.

- Continue lendo após o anúncio -

Representatividade e engajamento

A pluralidade do evento foi refletida nos dados de participação: 48% das instituições presentes pertenciam à Sociedade Civil e Terceiro Setor, seguidas pelo Poder Público (20%), Instituições de Ensino (18%) e Setor Privado (14%). Para levar essas vozes ao debate nacional, a conferência elegeu Luciene Vieira, coordenadora de Mobilização do Comitê ODS BC, como delegada titular. 

O grupo de suplentes é composto por Gévelyn Almeida (Coordenadora de Políticas Públicas PCDs BC), Ingrid Hyrycena (Mestre em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira) e Sirléia Sebold (Pedagoga e Gestora Ambiental).

Para Luciene, o evento representa a materialização de um esforço conjunto. 

“É a concretização de um sonho coletivo. Uma conquista que devemos celebrar da melhor forma: juntos e comprometidos”, afirmou.

- Continue lendo após o anúncio -

Luciene destacou ainda a importância do voluntariado e do senso de comunidade: 

“Mobilização também é sobre envolvimento dos signatários, sobre engajamento nos projetos e sobre pertencimento. Estamos levando vozes das nossas cidades para Brasília em uma construção democrática pela sustentabilidade”, acrescentou.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas