De acordo com dados do Panorama Econômico dos Pequenos Negócios do Sebrae, com base na Receita Federal, quase um em cada cinco pequenos negócios do Brasil está no Sul do país. Os números indicam que no último trimestre de 2025, o Brasil registrou quase 24 milhões de pequenas empresas ativas, crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando o total era de 21,8 milhões – número que representa, ainda, o maior volume de CNPJs ativos já registrado no país.
Ao formar profissionais que atuam diretamente nesse cenário, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) contribui para a consistência e evolução das empresas, conectando formação acadêmica e prática de mercado.
“A universidade atua na linha de frente da qualificação que sustenta esses números, transformando a vocação regional em negócios estruturados”, afirma o diretor da Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec), professor Hans Peder Behling.
Segundo o Sebrae, São Paulo concentra a maior quantidade de pequenos negócios ativos, com 6,9 milhões (29% do total nacional), seguido por Minas Gerais, com 2,5 milhões (10,7%), e Rio de Janeiro, com 2 milhões (8,5%).
A região Sul aparece como o segundo maior polo de concentração: Paraná, com 1,7 milhão (7,3%); Rio Grande do Sul, com 1,5 milhão (6,4%); e Santa Catarina, com 1,3 milhão (5,5%).
Embora o Sudeste concentre o maior volume absoluto, os maiores índices de densidade — relação entre CNPJs ativos e a população em idade produtiva — estão no Sul. Ao final do quarto trimestre de 2025, Santa Catarina lidera o ranking nacional, com 19.482 pequenos negócios por 100 mil habitantes, seguida pelo Paraná, com 18.091.
A concentração proporcional posiciona Santa Catarina como o estado mais denso do país em relação à população economicamente ativa. O ambiente empresarial opera sob exigência contínua de eficiência, clareza estratégica e capacidade de adaptação.
“A especialização é o pilar que transforma a vocação regional em resultados estruturados”, afirma o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Univali, professor Jeferson Lana.
Gestão que sustenta trajetória
A condução dos pequenos negócios incorpora níveis crescentes de complexidade. Governança, sucessão e sustentabilidade passam a integrar o conjunto de decisões e demandam estrutura e capacidade analítica.
“A proporção de pequenos negócios no Sul imprime um ritmo próprio à dinâmica empresarial, em que crescer, permanecer e evoluir exigem método, estrutura e leitura estratégica”, complementa o professor Lana.
Nesse contexto, a especialização fortalece a formação técnica e metodológica, conectando pesquisa e prática em abordagens transdisciplinares. Esse repertório contribui para a organização dos processos e para decisões mais consistentes nas empresas.
“O foco está na profissionalização de quem já está no setor, permitindo que os pequenos negócios locais avancem em governança e inovação”, continua Behling.
Conexão entre formação e mercado
De acordo com o estudo do Sebrae, as atividades do setor de serviços correspondem a 13,1 milhões de empresas, o equivalente a 54,8% dos pequenos negócios ativos em dezembro de 2025. O comércio responde por 28,1%, seguido pela indústria (8,8%) e pela construção (7,6%).
No Sul e em parte do Sudeste, há maior presença relativa da indústria e da construção, especialmente em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.
Com forte presença no litoral norte catarinense, a Univali amplia o acesso à formação continuada e intensifica a relação com o setor produtivo. A proximidade favorece a aplicação do conhecimento e contribui para o fortalecimento de cadeias econômicas.
Com especializações que trazem temas como gestão estratégica, finanças e sucessão familiar, a universidade amplia a capacidade de organização das empresas e sustentam decisões alinhadas às demandas do mercado. A universidade se insere nesse movimento ao preparar profissionais capazes de estruturar operações, qualificar processos e ampliar a capacidade de inovação.
Fomento a negócios locais e economia criativa

A Univali recebe, mensalmente, a Feira de Empreendedorismo Local, iniciativa que traduz, na prática, a dinâmica de fortalecimento dos pequenos negócios destacada no cenário regional. Realizada no campus professor Edison Villela (Itajaí), a feira reúne artesãos e produtores com itens como alimentos, moda e artesanato, fomentando a economia solidária e a indústria criativa.
Em 2026, a feira contará com a participação de 25 microempreendedores locais, sendo nove deles estreantes no espaço. O público encontra produtos artesanais variados, como velas aromáticas, itens de costura e decoração, alimentos orgânicos e caseiros, além de calçados e acessórios.
A ação é promovida pela Diretoria de Extensão e Responsabilidade Social da Universidade, em articulação com a Univali Incubadora.
Texto: Cristina Teresa Santos/Assessoria Comunicação Univali

