Com a presença de familiares, amigos e admiradores, a cantora Eulina Ladewig da Silveira, que faleceu em novembro aos 96 anos, foi duplamente homenageada no sábado (25), pela prefeitura de Balneário Camboriú.
A primeira homenagem veio da Fundação Cultural que promoveu um Tributo à cantora, com diversas apresentações, inclusive das bisnetas, Julia Beduschi da Silveira Ataya, de 18 anos, Luíza Bernz Silveira e Clara Breda Beduschi da Silveira, de 11 anos, com um repertório fiel à essência da artista, com serestas interpretadas por Susi Brito, Tiago Brizolara e Rubens Azevedo, o Rubão.

A segunda homenagem veio através da prefeita Juliana Pavan que assinou o projeto de lei que dará o nome Dona Eulina ao CEAC (projeto Oficinas, um dos mais antigos da Secretaria da Educação), se for aprovado pelo Legislativo. A vereadora Ciça Muller havia feito indicação, que já estava alinhada com a família de Eulina e também com a prefeita (relembre aqui).
Juliana disse que conversou com César Oliveira, artista e filho de Eulina, e com a Secretaria de Educação sobre a mudança do nome e a homenagem à cantora.
“É uma homenagem aprovada com muito carinho por todos da educação, e eu me sinto muito orgulhosa por este momento”, disse.
Natural de Tijucas, Eulina viveu em Gaspar desde a infância e, após se aposentar como escrivã cível, escolheu Balneário Camboriú para morar. Foi fundadora do grupo Luzes do Atlântico e levou sua música para diferentes regiões do Brasil e também para países como México, Portugal, Argentina e Uruguai. Nos últimos anos, tornou-se presença marcante nas manhãs de sábado na Praça da Bíblia, onde conquistou um público fiel com suas serestas.
