Presidente da OAB/SC cumpre agenda em Balneário Camboriú e Itapema nesta quarta-feira

Um dos temas na pauta de Juliano Mandelli é a proposta da Seccional para reforma do STF

- Publicidade -
- Publicidade -

Gastro Rock Festival movimenta Balneário Camboriú com música, gastronomia e atrações para toda a família

O próximo fim de semana promete ser embalado por muito rock, boa gastronomia e experiências culturais em Balneário Camboriú....

Com cota completa foi suspensa a pesca da tainha por arrasto

A cota é definida anualmente pelos Ministérios da Pesca e do Meio Ambiente visando a preservação da espécie.

Itajaí recebe em junho etapa do maior circuito de regatas do Sul do país e deve reunir mais de 100 velejadores

Itajaí recebe mais uma etapa do Circuito de Regatas Marina Itajaí, considerado o maior do Sul do país. A...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, tem encontro com a advocacia de Balneário Camboriú nesta quarta-feira (8), às 11h, na sede da Subseção local. À tarde, ele estará na Subseção de Itapema (17h).

O encontro “Conversa com o presidente da OAB/SC” faz parte do compromisso do dirigente de ouvir a advocacia para acompanhar as necessidades locais e de dialogar sobre temas que impactam a sociedade e a atuação dos profissionais inscritos na Ordem.

Um deles é a proposta da OAB/SC para reformas no Supremo Tribunal Federal (STF). A entidade concluiu um extenso e minucioso estudo técnico-jurídico sobre o tema, conduzido pela Comissão de Direito Constitucional, presidida por Samuel da Silva Mattos, com relatoria de Ruy Samuel Espíndola, e encaminhado à OAB Nacional.

Dentre as propostas apresentadas, são destaque o fim da vitaliciedade dos mandatos dos ministros, a ampliação do quórum de escolha no Senado para 3/5 (três quintos) dos parlamentares, em vez da atual maioria absoluta, a limitação das decisões monocráticas (individuais) e a elaboração de um Código de Ética e Conduta com regras objetivas para conflitos de interesse e deveres de reserva, para afastar a possibilidade de influência nas decisões judiciais.

Estudamos medidas que consideramos fundamentais para conter o ativismo judicial, a fragmentação das decisões e a possibilidade de influência, e que estabeleçam parâmetros rigorosos de transparência, ética e governança digital

destaca Mandelli

Além da reforma do STF, o dirigente irá debater também as iniciativas da Seccional catarinense para coibir e buscar a punição pelo chamado Golpe do Falso Advogado, incluindo a ação civil pública ajuizada pela OAB/SC contra a Meta, buscando a sua responsabilização pelo uso das plataformas digitais para a prática dos crimes.

- Continue lendo após o anúncio -

Também está na pauta a ampliação dos serviços da OAB/SC na defesa das prerrogativas da advocacia, como a criação da Central de Defesa das Prerrogativas na Seccional – as prerrogativas são um conjunto de direitos que garantem as condições adequadas para o exercício profissional e o atendimento pleno dos cidadãos representados.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas