A construção do novo Plano Municipal de Turismo (PMT) 2026/2036 de Balneário Camboriú avança para mais uma etapa na terça-feira (30). A terceira reunião deliberativa do processo será realizada às 16h, no Complexo Turístico Cristo Luz, e é aberta à participação da comunidade.
O encontro reunirá delegados governamentais e não governamentais para discutir os três últimos eixos temáticos do plano: Tecnologia e Inovação, Sustentabilidade e Promoção e Comercialização do Destino.
Com isso, será concluída a análise dos sete eixos que servirão de base para a elaboração das diretrizes que irão orientar o desenvolvimento do turismo no município pelos próximos dez anos.
No eixo de Tecnologia e Inovação, o objetivo é debater soluções capazes de tornar a experiência dos visitantes mais personalizada e moderna, incentivando o empreendedorismo e consolidando Balneário Camboriú como referência em turismo inteligente.
Já o eixo de Sustentabilidade abordará estratégias para conciliar o crescimento da atividade turística com a preservação ambiental, a valorização do patrimônio natural e cultural, o fortalecimento da economia local e a promoção de oportunidades de forma inclusiva, buscando garantir benefícios duradouros para a população.
Por fim, a discussão sobre Promoção e Comercialização do Destino terá como foco o fortalecimento da imagem de Balneário Camboriú nos mercados nacional e internacional, por meio de estratégias de marketing e ações voltadas à ampliação da competitividade do município como destino turístico.
Após a conclusão da discussão dos sete eixos temáticos, o processo seguirá para o fórum de validação, etapa em que serão revisadas e consolidadas todas as propostas apresentadas pelos delegados. As deliberações aprovadas servirão como base para a política municipal de turismo ao longo da próxima década.
Mais informações sobre a elaboração do Plano Municipal de Turismo também estão disponíveis no aplicativo BC Digital, na aba da Secretaria de Turismo.
