O ex-prefeito Fabrício de Oliveira disputará eleição a deputado federal pelo Republicanos, partido que atualmente tem dois representantes catarinenses na Câmara Federal (por transferência partidária), Geovania de Sá e Jorge Goetten.
Geovania, que está no terceiro mandato, concorreu em 2022 pelo PSDB ficando como primeira suplente, assumindo no ano passado a vaga de Carmen Zanotto – que venceu para a prefeitura de Lages – e trocou para o Republicanos no começo deste ano.
Jorge Goetten fez 159.339 votos em 2022, mas concorrendo pelo PL, e a mudança para o Republicanos pode piorar seu desempenho na próxima eleição.
O terceiro nome com potencial no partido de Fabrício de Oliveira é Darci de Matos, que obteve 57.565 votos para deputado federal em 2022.
O partido de Fabrício tem apenas 13 candidatos (poderia ter registrado até 33) e isso é outro complicador porque aumenta a dificuldade de atingir a votação (quociente eleitoral e partidário*) para conquistar uma ou mais vagas na Câmara dos Deputados. Em 2022, essa barreira foi de 248 mil votos.
É neste cenário que Fabrício, para se eleger, terá que estourar em votos, mas não se sabe de onde vai tirá-los. Ele tem alguma popularidade por ter governado Balneário Camboriú em duas ocasiões, mas é um político regional, não vai além das pontes de Tijucas e Navegantes.
Em Balneário Camboriú ele disputará os votos com Eduardo Zanatta (PT), Jair Renan Bolsonaro (PL), Juliethe Nitz (PL), Lucas Gotardo (Novo) e Cristiano José dos Santos (PSD).

Principais votados para deputado federal em 2022 em Santa Catarina
CAROLINE RODRIGUES DE TONI – PL 227.632 votos
PEDRO FRANCISCO UCZAI – PT 173.531 votos
JORGE GOETTEN DE LIMA – PL 159.339 votos
ANA PAULA DE SOUZA LIMA – PT 148.781 votos
CARMEN EMÍLIA BONFÁ ZANOTTO – Cidadania 130.138 votos
JULIA PEDROSO ZANATTA – PL 111.588 votos
ISMAEL DOS SANTOS – PSD 110.531 votos
DANIEL COSTA DE FREITAS – PL 108.001 votos
VALDIR VITAL COBALCHINI – MDB 98.124 votos
GILSON MARQUES VIEIRA – Novo 87.894 votos
DANIELA CRISTINA REINEHR – PL 84.631 votos
CARLOS ALBERTO CHIODINI – MDB 80.089 votos
RICARDO ZANATTA GUIDI – PSD 74.066 votos
MARCOS ANTONIO PEREIRA GOMES – PL 71.140 votos
RAFAEL PEZENTI – MDB 68.208 votos
FABIO LUIZ SCHIOCHET FILHO – União 51.824 votos
Com votações expressivas que não se elegeram
BRUNO ANDRÉ DE SOUZA – Novo 86.568 votos
GEOVANIA DE SÁ – PSDB 84.454 votos
LUIZ FERNANDO CARDOSO – MDB 59.043 votos
RODRIGO COELHO – Podemos 57.779 votos
DARCI DE MATOS – PSD 57.565 votos
LUIZ ARMANDO SCHROEDER REIS – PL 55.924 votos
MARLENE FENGLER – PSD 54.896 votos
* Saiba mais
Quociente eleitoral – O quociente eleitoral é calculado dividindo-se a quantidade total de votos válidos para determinado cargo pelo número de vagas para aquele cargo.
Quociente partidário – O quociente partidário define o número de vagas a que cada partido terá direito. Esse cálculo é feito dividindo-se a quantidade de votos válidos para determinado partido ou federação pelo quociente eleitoral.


