Uma caçamba de pneus foi retirada de uma área de preservação permanente no Bairro Estaleiro, em Balneário Camboriú, na última semana. O material foi abandonado às margens da Rua Vereador Domingos Fonseca, que liga a BR-101 à Rodovia Rodesindo Pavan, apesar de o município oferecer cadastro gratuito para encaminhar esse tipo de resíduo à destinação correta.
Segundo a prefeitura, o trecho recebe monitoramento permanente. Não foram divulgadas informações sobre a identificação dos responsáveis pelo descarte ou a aplicação de multas neste caso.
A retirada dos pneus mobilizou as secretarias de Meio Ambiente e de Obras, com uso de maquinário municipal. Conforme a prefeitura, o material será armazenado em local adequado até ser encaminhado para reaproveitamento pelo fabricante, por meio da logística reversa.
Como fazer o descarte correto
O município mantém um cadastro gratuito para que moradores e empresas solicitem o recebimento de pneus, pilhas, baterias portáteis e outros materiais. A iniciativa faz parte de um programa de logística reversa desenvolvido por meio de um termo de cooperação com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
As orientações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no Parque Natural Raimundo Malta, na Sexta Avenida, ao final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, pelo telefone (47) 3267-7080.

