Em Balneário Camboriú, a campanha Agosto Lilás, que está acontecendo em todo o país, ganhou o nome de BC Lilás e tem na programação atividades até a próxima segunda-feira (30). Entre elas uma blitz na Avenida Martin Luther com a Rua Uganda, um evento na praça Almirante Tamandaré e uma audiência pública.

Blitzes educativas e evento na Tamandaré
A vereadora Juliana Pavan, uma das organizadoras do evento disse que as blitzes educativas são muito importantes. Uma nesta quarta (18) nas proximidades da praça Almirante Tamandaré e outra na sexta (20), às 14h, na Avenida Martin Luther com a Rua Uganda, porque hoje o Bairro das Nações é, segundo dados da Polícia Militar, o local com mais denúncias de agressões à mulher [segundo dados da Guarda Municipal, o centro ainda é o bairro com mais denúncias].
“Já aconteceram outras blitzes, desde o começo do mês, por toda a cidade, onde distribuímos materiais informativos, contando com a participação de toda a rede de apoio”, diz.
No sábado (21) acontece a principal ação, a partir das 10h na praça Almirante Tamandaré, com a participação de toda a rede de apoio à mulher como Guarda Municipal, polícias Civil e Militar, OAB Por Elas, Abraço à Mulher, Conselho da Mulher e Procuradoria da Mulher.
“Vão acontecer apresentações artísticas e conversas com a comunidade. A Secretaria de Saúde também participará do evento, divulgando suas campanhas, como a de combate à Dengue”, conta Pavan.
Audiência pública encerra o BC Lilás
O BC Lilás encerra na segunda-feira (30) com uma audiência pública na Câmara marcada para às 18h – que pode ser acompanhada presencialmente ou de forma virtual pelas redes sociais da Câmara e pelo canal no YouTube do legislativo, para debater os avanços e desafios da Lei Maria da Penha, que está completando 15 anos.
O evento terá a participação, além da vereadora Juliana, da juíza da 2ª Vara Criminal de Balneário Camboriú, Nayana Scherer, da delegada Inara Drapalski, responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI e da psicóloga do Abraço a Mulher, Caroline Baccin Testa.
“O bate-papo será focado na questão dos avanços e desafios da Lei Maria da Penha, levando informações sobre seus efeitos e visando combater a violência. Vamos abordar a importância do apoio psicológico para a mulher que denuncia o agressor, o que ela deve fazer após esse primeiro passo e citar os direitos que ela tem nesse sentido em nossa cidade”, aponta a vereadora.
Segundo Juliana, ainda será transmitido um depoimento de uma mulher que denunciou seu agressor e como está sendo a vida após isso. A Procuradoria da Mulher colocou-se à disposição para auxiliá-la no que for preciso.
“Para que as mulheres tenham coragem de tomar essa iniciativa. Queremos sensibilizar a comunidade sobre a importância de denunciar se você souber de algum caso de violência doméstica. Você pode não estar sendo vítima, mas e a sua funcionária? E a sua vizinha? Não podemos nos calar, estamos todos unidos em prol dessa causa”, finaliza.
Programação
*Quarta-feira, 18, 14h – Blitz educativa na Praça Almirante Tamandaré
*Sexta-feira, 20, 14h – Evento BC Lilás na Avenida Martin Luther com a Rua Uganda
*Sábado, 21, 10h – Evento BC Lilás na Praça Almirante Tamandaré
*Segunda-feira, 30, 18h – Audiência pública BC Lilás na Câmara de Vereadores.