- Publicidade -
- Publicidade -
24.5 C
Balneário Camboriú

Escolas estaduais e municipais de Balneário Camboriú estão voltando com aulas 100% presenciais

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Luciano Huck esteve em Camboriú nesta segunda-feira

O apresentador Luciano Huck esteve em Camboriú, nesta segunda-feira (5), gravando para o programa Domingão com Huck, da Rede...

Balneário Camboriú será novo porto de embarque para roteiros da MSC Cruzeiros pela América do Sul 

A MSC Cruzeiros anunciou nesta terça-feira (6) Balneário Camboriú como novo porto de embarque para roteiros pela América do...

Balneário Camboriú ganha programação especial para celebrar lançamento do Senna Tower

No próximo dia 10 de maio (sábado) acontecerá o lançamento do prédio que será o maior residencial do mundo,...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Em Balneário pais poderão optar pelo ensino remoto

Após um ano e seis meses, as aulas 100% presenciais [sem escalonamento] vão voltar na rede pública de Balneário Camboriú, tanto nas escolas municipais como nas estaduais. Para o retorno, está sendo respeitado o limite das salas de aula e seguem todos os cuidados, como uso de máscara, distanciamento social, higiene das mãos, etc. 

Rede municipal 

As séries iniciais do Ensino Fundamental e Jardim (4 e 5 anos) dos Núcleos de Educação Infantil da rede municipal retornaram na quarta-feira (8). 

Os demais [anos finais do Ensino Fundamental e turmas e 0 a 3 anos dos Núcleos] retornam na próxima segunda-feira (13). Na Educação Infantil, berçário e maternal (de 0 a 3 anos) a permanência nos núcleos ampliará para 10h15 diárias; e para os jardins (4 e 5 anos), que antes era escalonado, a permanência diária será de 5 horas. 

- Continue lendo após o anúncio -

Segundo a secretária de Educação de Balneário, Marilene Cardoso, o retorno municipal segue a portaria estadual. “Muitos órgãos e instituições estão envolvidos neste retorno, inclusive o comitê do PlanCon – Plano de Contingência da Educação para a Retomada das Aulas Presenciais em Santa Catarina e demais órgãos fiscalizadores. Nós estaremos acompanhando de perto esse retorno e reavaliando, diariamente, todo o protocolo de segurança, para que esse retorno sem escalonamento seja tranquilo; e em Balneário Camboriú teremos ainda um importante diferencial: os pais poderão optar pela continuidade do ensino remoto”, diz.  

As regras para o retorno sem escalonamento seguem com todos os protocolos de biossegurança. Será feita uma escala para organizar os horários das refeições e de recreação, a fim de manter os protocolos sanitários e de segurança vigentes. 

O distanciamento, a capacidade de pessoas por ambiente e o uso constante de máscara, são medidas que protegem e serão rigorosamente cumpridas, em todas as 46 unidades municipais de ensino. 

Rede estadual 

A rede estadual também está se organizando para retornar aos poucos. Segundo a gerente regional da Educação, Cleonice Monteiro Berejuk, o Ensino Fundamental deve retornar até o próximo dia 15 (quarta-feira) e o Ensino Médio até o final do mês. 

- Continue lendo após o anúncio -

“A principal regra é observar o limite de cada sala de aula. As turmas cujas salas tenham capacidade para atendimento total dos alunos seguindo o distanciamento de um metro a um metro e meio, deverão voltar ao atendimento 100% presencial. As que não for possível, seguem na modalidade híbrida (tempo escola, tempo casa), mas o retorno englobará os alunos de todas as idades, todos que frequentam o ensino regular”, salienta. 

Na escolas estaduais, os alunos que integram grupo de risco (gestantes e puérperas; obesidade grave; asma; doença congênita, rara, genética ou autoimune; neoplasias; imunodeprimidos; hemoglobinopatia grave; doenças cardiovasculares; doenças neurológicas crônicas; e diabetes mellitus) podem permanecer na modalidade híbrida.

“Porém, se o responsável permitir e com apresentação de laudo médico, os alunos com comorbidades que desejarem também poderão retornar ao 100% presencial”, disse. 

A gerente regional aponta que  a maioria dos pais e alunos estavam ansiando por essa retomada presencial. 

“Estamos tomando todos os cuidados, fazendo o retorno gradativo, voltando aos poucos, seguindo todos os protocolos e nos readequando. Os conteúdos estão sendo recuperados, estamos buscando recuperar paralelamente notas e buscando fazer tudo que é possível para que os alunos tenham o melhor aproveitamento possível”, acrescenta. 

- Continue lendo após o anúncio -

UFSC e Udesc planejam retomada 

UFSC 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou o retorno parcial de atividades presenciais a partir de setembro. Porém, não as aulas.

O objetivo neste momento é preparar as equipes e espaços físicos. Ainda não há uma data para o retorno das aulas presenciais nos campus da instituição. 

UFSC anunciou também que adotará uma série de medidas, como testagem dentro da universidade, análise dos indicadores epidemiológicos; medição dos níveis de CO2 nos ambientes para atestar a qualidade da circulação de ar. 

Udesc 

A Udesc que conta com campi em Balneário Camboriú (o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí – Cesfi) aprovou a Resolução nº 001/2021, que autoriza o retorno gradual das aulas presenciais nos cursos de graduação e de pós-graduação, observando as medidas de higiene e segurança previstas na Instrução Normativa n° 005/2021, da Pró-Reitoria de Administração (Proad). 

Conforme definido pelo Conselho de Centro, os departamentos terão autonomia para definir o rol de disciplinas que serão oferecidas na modalidade híbrida. 

O início das aulas presenciais deverá ser anunciado com antecedência mínima de 30 dias da data estabelecida para retorno, o que será comunicado nos próximos dias.

O retorno às aulas presenciais será facultativo aos alunos que desejarem e se comprometerem a seguir as medidas de higiene e segurança previamente estabelecidas, como o uso de máscara durante todo o tempo de permanência no campus, respeito ao distanciamento mínimo de um metro na sala de aula e 1,5 metro nas demais dependências, e o uso de álcool em gel para garantir a higienização das mãos, pertences e materiais e equipamentos coletivos, como computadores, instrumentos de medição e materiais didáticos e de laboratório. 

Se optar pelo ensino presencial em disciplinas oferecidas nessa modalidade, o aluno deverá fazer a solicitação junto à secretaria acadêmica do centro, apresentando os documentos necessários para análise da solicitação. Os alunos poderão frequentar as aulas presenciais 28 dias após a aplicação da segunda dose ou da dose única da vacina contra a Covid-19. 

Os alunos que não puderem assistir às aulas presenciais ou que não se sentirem seguros para o retorno acompanharão as atividades de aulas de maneira remota. Da mesma forma, os docentes que não optarem pelo retorno presencial poderão permanecer ministrando suas aulas de forma remota.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas