A Semana Farroupilha, uma das celebrações mais importantes para os gaúchos, foi lembrada no Legislativo de Balneário Camboriú, em sessão solene realizada no dia 23, proposta pelo vereador Omar Tomalih (Podemos).
Na Semana Farroupilha está incluída a data de 20 de setembro em que é comemorado o dia do gaúcho, que simboliza o início da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, entre o período de 1835 a 1845.
Em Balneário Camboriú, a data é lembrada desde 1991, sendo oficializada no calendário do município através da Lei Municipal nº 4.120 de 2018, com o objetivo de rememorar a luta dos heróis farrapos e de incentivar o movimento tradicionalista gaúcho no Município.
Na sessão solene, foram homenageadas pessoas e grupos tradicionalistas pela comemoração do dia do gaúcho. Juan Daniel Isernhagen foi homenageado pelo lançamento do livro “Pueblito”, obra de contos genuínos do sul, com entrega de moções de congratulações. Também foi homenageado o radialista Osmar Fernandes, por seu trabalho em defesa da cultura gaúcha e da Semana Farroupilha em Balneário Camboriú.
A solenidade ainda contou com apresentações de danças tradicionais gaúchas e declamações feitas pelo Grupo de Dança Tertúlia do Litoral, Grupo Alma Missioneira, Grupo Laçando a Tradição e Grupo Charruas, além da interpretação do hino do Rio Grande do Sul na voz de Osmar Fernandes, acompanhado por Marcos Nascimento no violão.
Compuseram a mesa de honra o vereador Omar Tomalih, que presidiu a sessão solene; a presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Denize Leite, representando o prefeito Fabrício Oliveira; Osmar Fernandes e Juan Daniel Isernhagen, além do patrão do CTG Barra Mansa, Antônio Milton Garcia.
Os nomes das pessoas e grupos homenageados podem ser conferidos nas moções 170/2021, 226/2021 e 122/2021.
Fonte: Departamento de Comunicação Social e TV