- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A história da fotografia lambe-lambe em evento gratuito em BC neste sábado

(Texto: Vizzotto Comunicação)

Quem foram os fotógrafos de jardim, os chamados ‘lambe-lambes’? Neste sábado, 9 de setembro, Balneário Camboriú recebe a expert no assunto Cássia Xavier para responder a esta pergunta. A partir das 15 horas, ela ministra palestra gratuita e aberta ao público interessado sobre o tema. Cássia vem de São Paulo, tem um currículo extenso no universo das artes visuais, conservação e pesquisa, com longa trajetória no universo da fotografia lambe-lambe. O evento acontece no Espaço Arthouse.

Cássia possui premiações em audiovisuais, exposições e trabalhos ligados ao universo da fotografia e da conservação do patrimônio cultural. É a idealizadora de lei municipal em Aparecida (SP) que institui o Dia em Memória aos Fotógrafos Lambe-Lambes na cidade, promulgada no ano passado. Com participação em diversos livros que resgatam a história e a memória da técnica utilizada no passado pelos fotógrafos de jardim, a palestrante faz verdadeiras jornadas pelo Brasil e outros países a fim de divulgar e preservar o patrimônio histórico do que pode ser chamado de ‘primórdios da fotografia’. Em seu currículo, também há diversos cursos ministrados, oficinas, palestras e exposições, documentários, sempre com foco no patrimônio cultural da atividade.

- Publicidade -

Na palestra deste sábado, Cássia Xavier falará sobre o tema “Fotógrafos de jardim: a história da fotografia lambe-lambe”. Ela propõe uma abordagem para além do saudosismo e da curiosidade, levantando questões sobre a sua importância para a história social no Brasil e países onde estiveram. Na ocasião, serão apresentadas fotografias originais de época pertencentes ao acervo da palestrante. Cássia é mestre em Linguagens e Estética da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

O evento integra a programação do 6º Encontro do Fotoclube Internacional Lambe-Lambe, que acontece neste sábado e domingo em Balneário Camboriú. Haverá palestra e vivências oportunizadas pela presença de fotógrafos de quatro estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina) e três países (Brasil, Argentina e Estados Unidos). Eles farão demonstração do processo e produção de retratos – de forma gratuita ao público – utilizando as antigas câmeras que marcaram época. A realização é do Fotoclube Internacional Lambe-Lambe e Barb Nunes, com patrocínio da prefeitural local, Fundação Cultural, Lei de Incentivo à Cultura (LIC), e apoio do espaço Arthouse BC.

O FOTOCLUBE


Criado em 2018, o FotoClube Internacional Lambe-lambe nasceu como parte do projeto de pesquisa “Fotógrafos de Jardim e a fotografia Lambe-lambe” da fotógrafa Cássia Xavier. A fundação ocorreu em São Paulo, junto a outros cinco primeiros integrantes. Atualmente reúne 58 integrantes de diversos estados do Brasil e outros países. O objetivo do grupo é, principalmente, a troca de experiências e informações sobre o processo fotográfico analógico através da câmera Lambe-lambe, hoje considerado Patrimônio Imaterial em algumas cidades do Brasil e exterior. “Todo este propósito surge atrelado ao seu resgate histórico, bem como pelas enriquecedoras trocas culturais e pelos novos processos e novas ideias que fazem de nós a nova geração de Fotógrafos de Jardim, a geração que está escrevendo sua própria história”, finaliza Cássia, presidente do Fotoclube.

RETRATO NA PRAÇA
No domingo, dia 10, o grupo de fotógrafos participantes do evento estará na Praça do Pescador, das 10h às 15h, atendendo a curiosidade do público. Eles farão fotos das pessoas interessadas, explicarão como as máquinas funcionam e disponíveis para bate-papo e troca de ideias. Para participar, basta chegar na Praça do Pescador no horário do evento e aproveitar para conhecer mais sobre esta história e ter seu momento também eternizado.

SERVIÇO:

09 DE SETEMBRO
PALESTRA COM CÁSSIA XAVIER
ESPAÇO ARTHOUSE BC
Endereço: Rua São Paulo, 581 – Galpão 1 – Bairro dos Estados, Balneário Camboriú
Horário: 15 horas
Entrada franca

- Publicidade -

10 DE SETEMBRO
VIVÊNCIA
PRAÇA DO PESCADOR
Endereço: Em frente à Igreja de Santo Amaro, Bairro da Barra, Balneário Camboriú
Horário: Das 10h às 15h
Evento gratuito e aberto ao público

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -