Sete artistas da Casa V.Atelier inauguram a exposição “Entre Nós: Casa V. Atelier”, nesta terça (9), às 18h30, na Univali, Campus Balneário Camboriú. A exposição é aberta ao público.
Participam da mostra os artistas Vê Domingos, Elisa Dassoler, Alessandra Dambrowski Palma e Rosangela Maria Wessler da Silva, Clarice Cardoso Hickel, Clarissa Canto de Mesquita e Vanessa Oliveira Lima.
Os autores ressaltam que cada um preserva e aprofunda sua singularidade, ao mesmo tempo em que é atravessado pela atmosfera do espaço coletivo compartilhado no espaço. Entre conversas e silêncios, debates e descobertas, segundo eles, forma-se um campo sensível que sustenta e expande cada trajetória.
As obras selecionadas para a mostra na Univali, neste contexto, se conectam por afinidades sutis como o gesto compartilhado, a presença no fazer e o tempo dedicado à pintura. As telas apresentam uma vibração comum que atravessa linguagens e se revela na experiência do pintar junto.
A exposição é organizada pela Galeria de Arte Univali, vinculada à Gerência de Arte e Cultura da Instituição de Ensino.
Os trabalhos poderão ser contemplados até 14 de agosto, com visitação de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Os artistas
Vê Domingos – artista plástico, professor de arte catarinense e músico. Na arte, sua produção investiga uma reconfiguração contemporânea do cubismo, articulando memória, imaginação e cultura brasileira em composições marcadas pela fragmentação espacial, pela liberdade do gesto e pela tensão entre estabilidade e movimento.
Utilizando guache, aquarela, acrílica e óleo sobre tela e papel, desenvolve uma linguagem singular onde figuras, símbolos e planos se entrelaçam em uma visualidade poética e dinâmica. Filho do pintor impressionista catarinense Dinyz Domingos, constrói uma obra que transita entre tradição e invenção, afirmando a pintura como campo de pensamento e experiência sensível.
Elisa Dassoler – natural de São Paulo (SP) e reside em Itajaí desde 2021. Mestra e doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, desenvolve trabalhos especialmente no campo do audiovisual e documentário. Recentemente, tem se dedicado à pintura no Atelier Casa V, criando obras marcadas pela expressividade gestual e cromática. A partir do motivo floral, sua pesquisa investiga relações entre forma, cor e emoção, evocando o sensível e a natureza que habita em nós.
Alessandra Dambrowski Palma (Ale) – natural de Joaçaba (SC) e, atualmente, reside em Itapema. Sua paixão pela pintura teve início na pandemia, em 2020, onde descobriu uma nova forma de expressão em cores e traços. Em 2025, buscou aprofundar seus estudos no Atelier Casa V.
Seu processo criativo explora contrastes, camadas e movimentos orgânicos tornando cada obra uma experiência sensorial e simbólica, estimulando diferentes leituras e despertando no observador uma percepção mais intuitiva do espaço e de si mesmo.
Rosangela Maria Wessler da Silva – natural de Taió (SC). Aproximou-se da pintura em busca de um espaço onde pudesse expandir sua criatividade e desenvolver uma expressão mais intuitiva e sensível. A partir do encontro com a Casa V Atelier a sua pesquisa passou a ganhar forma e aprofundamento.
A fluidez da tinta acrílica tornou-se elemento central de seu processo criativo, despertando caminhos para transformar sentimentos, percepções e estados emocionais em linguagem visual. Sua produção desenvolve-se a partir da experimentação contínua, investigando estilos, explorando formas e construindo gradualmente uma identidade artística própria.
Em suas obras, convivem gesto, espontaneidade e entrega ao fluxo proporcionado pela própria matéria pictórica, permitindo que o processo aconteça de maneira aberta e sensível. As composições revelam atmosferas de emoção, delicadeza e conexão, convidando o espectador a estabelecer interpretações pessoais e experiências afetivas diante da imagem.
Clarice Cardoso Hickel – natural de Imaruí (SC) e iniciou seus estudos em artes plásticas no município de Laguna (SC). Em Itajaí, estudou no atelier do professor Diniz Domingos.
Sua produção artística surge da emoção que vibra internamente diante de uma imagem. Procura preservar em suas obras a vibração poética do momento através de sua percepção.
Embora dialogue com os fundamentos do impressionismo, sua prática expande-se para a arte contemporânea, articulando elementos do figurativo, da abstração e da pintura decorativa.
A artista compreende a pintura como um campo em permanente transformação e, nesse processo contínuo de experimentação, utiliza tinta a óleo, acrílica, tela, papel e carvão.
Clarissa Canto de Mesquita – nascida em Cruz Alta (RS) e radicada em Itajaí (SC). Desde a infância, manifesta um vínculo sensível com a arte e a pintura como linguagem de expressão e investigação poética. Sua produção em pintura contemporânea desenvolve-se a partir das relações entre tempo, memória e transformação da matéria. Por meio de camadas, gestos e atmosferas sutis, suas obras evocam marcas do que permanece e do que se dissipa. Inspirada pelos processos naturais, pelos vestígios do cotidiano e pela dimensão emocional da experiência, a artista constrói composições que convidam à contemplação silenciosa. Sua pesquisa visual investiga a poética das imperfeições, como fissuras, desgastes, sobreposições e marcas do tempo, revelando superfícies que tensionam permanência, ausência e transformação.
Vanessa Oliveira Lima – natural do Ceará, mas vive há 30 anos em Santa Catarina. Desenvolve trabalhos em pintura em tela, ilustração digital e muralismo utilizando, especialmente, tinta acrílica e giz óleo. Na pintura digital mantém procedimentos ligados à prática tradicional, especialmente, na construção de camadas e na elaboração da imagem.
Sua produção parte da observação de lugares, pessoas e cenas do cotidiano, articulando experiências vividas e imaginadas, observação ao ar livre, fotografia e memória.
Sua pesquisa junto ao Atelier Casa V faz referência a pintura figurativa, construindo imagens que contam histórias através de uma atmosfera poética.
