- Publicidade -
- Publicidade -
12.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 10:06

Achutti diz que estacionamento rotativo será indústria de multas

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Novo trecho da Avenida Martin Luther foi liberado e terceira obra já foi sancionada

A inauguração do segundo trecho da Avenida Martin Luther aconteceu no domingo (6) e na ocasião, também foi sancionada...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O vereador Marcelo Achutti procurou o Página 3 para falar sobre uma novidade, a viatura dos Agentes de Trânsito que fiscalizará o estacionamento rotativo e que segundo ele, transformará o serviço em uma “indústria de multas”.

O serviço ainda não está funcionando, segundo o diretor do BC Trânsito, Ricieri Ribas, mas a expectativa é de que inicie no próximo dia 15.

A viatura teria câmeras OCR para controle automático do estacionamento rotativo. “Estas câmeras efetuam a leitura da placa do veículo ao passar no local e ao passar novamente, e você não tiver efetuado o pagamento, a multa será de R$ 195,23 + 4 pontos na carteira. Isto é um absurdo”, protestou o vereador.

Apesar da preocupação do vereador, não há garantia alguma que o sistema funcione de maneira adequada, parece ser uma “fiscalização fake”.

Achutti disse que pretende apresentar projeto para proibir. “O município que fazer mais uma fonte de arrecadação, é uma vergonha. Por isso, vou apresentar um PL que proíbe o BC Trânsito de multar os veículos que estão no estacionamento rotativo, por câmeras OCRs. As câmeras OCRs deverão ser utilizadas somente para fins de segurança pública e controle do tráfego”, acrescentou.

- Continue lendo após o anúncio -

BC Trânsito explica

Segundo o diretor do BC Trânsito, Ricieri Ribas, a viatura que fiscalizará o rotativo ainda não está funcionando.

“Para variar, o vereador Marcelo veio com demagogia. Temos o estacionamento rotativo, muitas pessoas nem sabem que voltou, foi um pedido da comunidade e dos comerciantes, mas a fiscalização dele precisa ser mais eficiente e exige tecnologia, não tem como ser só com agentes a pé. Por isso, estamos treinando o pessoal e vamos utilizar a viatura, que fiscalizará as áreas do rotativo e ainda poderá identificar através da placa dos veículos se eles têm registro de furto ou roubo”, conta.

A previsão é de que a viatura comece a trabalhar no próximo dia 15 de novembro.

“A intenção não é multar e sim que os motoristas se insiram no sistema. A multa sempre existiu, tem decisão do TJSC citando que não há previsão de notificação, o que não é uma decisão de Balneário e sim estadual. O veículo (a viatura) passará pela via, fará a leitura das placas e entre 15 e 20 minutos retornará ao local. Esse tempo é para a pessoa se inserir no sistema, pelo aplicativo ou parquímetro (custa R$ 2,00/hora, das 9h às 20h de segunda a sábado). Se não estiver cadastrado, será multado”, afirma.

- Continue lendo após o anúncio -

Ricieri disse que estão sendo feitos ajustes para melhorar o funcionamento do estacionamento rotativo, e agora o parquímetro aceita cartões de crédito ou débito. O aplicativo também passa por atualizações e através dele é possível utilizar tempo fracionado.

Prejuízos à cidade

Ao contrário do que afirma o gestor de trânsito, não há garantia que as câmeras OCR instaladas na viatura funcionem de maneira satisfatória, o sistema tem limitações que até agora impediram sua adoção em massa por outras cidades que possuem estacionamento tipo Área Azul.

Aparentemente o uso da viatura com OCR servirá para passar a população a falsa ideia de que o serviço é controlado, uma “fiscalização fake”.

A gestão Fabrício Oliveira escolheu um modelo ruim de estacionamento rotativo, que beneficia o fornecedor do serviço e causa fortes prejuízos ao município.

- Continue lendo após o anúncio -

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas