Nesta terça-feira (10), 40 alunos de núcleos de educação infantil de Balneário Camboriú (NEI Rio das Ostras, NEI Odácia, NEI São Judas Tadeu e NEI Dona Maria Francisco) vão ajudar a criar uma arte urbana no viaduto da Rua Maria Mansoto, que dá acesso aos bairros da Barra e Nova Esperança. Mesmo se chover a atividade acontecerá, porque os ‘artistas mirins’ trabalharão em área coberta.
Artista explica ideia do projeto
O mural ‘Raízes de Esperança: A Nova Geração em Traços e Sonhos’ faz parte do projeto idealizado pelo artista e produtor cultural Fernando Cardoso, o Nando. Ele conta que as atividades serão acompanhadas e dirigidas por artistas muralistas, responsáveis por parte das pinturas que compõem o museu a céu aberto de Balneário Camboriú, incluindo as artes do Beco do Brooklyn e outras espalhadas por toda a cidade.
“Este projeto urbano celebra a infância como símbolo de esperança e renovação. Inspirado no universo infantil psicologia das cores e comportamental infantil, o painel utiliza tons vibrantes e figuras lúdicas do universo infantil para criar um espaço acolhedor e inspirador. O intuito é gerar um diálogo com este público, tornando a street art ainda mais democrática. Cada elemento reforça a criatividade, a inclusão e o direito das crianças de interagir com a arte nesta fase tão importante de suas vidas”, explica Nando.
Segundo o artista, a participação das crianças será ‘histórica’ e ele acredita que irá impactar a vida delas com uma memória afetiva. Nando pontua que a atividade é fruto de uma parceria entre as secretarias de Cultura, Educação e Trânsito.
“Transcende a estética: é uma intervenção que transforma a paisagem urbana em um convite ao sonho e à imaginação infantil. Este projeto não apenas embeleza a cidade, mas também a conecta com o futuro, deixando um legado cultural e emocional para todos. Foi iniciada no dia 10 de dezembro e a previsão de entrega é dia 20. As crianças estarão presentes no processo que envolve a compor da arte e estaremos conduzindo este processo. Vão pintar aquilo que elas quiserem e o que elas pintarem vai servir de cenário para os personagens que desenhei. Mesmo com a chuva manteremos a programação, pois o viaduto permite que trabalhemos com chuva, sem ninguém se molhar”, acrescenta.
Presidente da Fundação destaca importância da ação
A presidente da Fundação Cultural da cidade, Denize Leite, disse que as pinturas dos viadutos da cidade estão sendo desenvolvidas através de pesquisas, para que as pessoas que passam pelos locais se sintam pertencentes.
Ela explicou que o viaduto da Avenida das Flores foi pensado em relação à árvore símbolo de Balneário, o ipê amarelo, já o viaduto da Terceira Avenida para homenagear os pescadores e a importância da pesca artesanal, o viaduto que liga a Quarta Avenida com o Bairro dos Municípios foi focado em todas as pessoas que transitam ali, os trabalhadores e estudantes.
“E o último mural, a gente pensou ‘por que não fazer um mural pensando nas nossas crianças, na nova geração’? E com isso envolver essas crianças para que elas desenvolvam isso. Então estivemos junto com a Secretaria da Educação, com as gestoras dos núcleos, e convidamos cinco crianças de cada NEI dos bairros próximos”, comentou.
A ação vai ser desenvolvida junto com os pais e 20 crianças do período matutino e 20 crianças do período vespertino. As expectativas estão altas e Denize destacou ‘o impacto’ que isso deve trazer para as famílias e crianças.
“Que a cada momento que passarem ali vão lembrar que elas fizeram parte dessa história e que elas também conseguiram mudar o entorno da sua cidade, embelezar com a sua arte. Queremos despertar nessas crianças um olhar diferente tanto para as cores como para aquilo que elas estão construindo. Será o penúltimo viaduto, tem mais um viaduto pequenininho que está sendo desenvolvido paralelamente. Ficamos muito felizes de fazer uma entrega tão especial, um projeto inusitado e que se tornou tão importante para nós”, completou a presidente.